Às vezes, você mal passa um dia inteiro com alguém e já sente, no fundo, que aquela amizade parece existir há anos. Quando bate essa ~sintonia~ rápida, as pessoas normalmente se perguntam: “Será que existe mesmo uma média de tempo para se tornar amigo de alguém?”. Quer saber a resposta? Uma pesquisa realizada na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, conseguiu chegar a um número!
O objetivo do professor responsável pelo estudo, Jeffrey Hall, era definir o tempo necessário para criar uma amizade, além de quantas horas levam para chegar ao nível de “melhores amigos”. Segundo ele, são necessárias aproximadamente 50 horas para deixar de ser um conhecido e se tornar um “amigo casual” de alguém. Para passar pra uma amizade mais forte, são cerca de 90 horas. E, por fim, leva pouco mais de 200 horas para ser considerado melhor amigo de uma pessoa.
Mas, calma aí! Tem algumas atividades que não entram nesse cálculo de tempo necessário para formar uma amizade. Por exemplo, as horas que você passa trabalhando ou estudando com alguém não contam da mesma forma que o tempo que vocês usam para conversar, passear, jogar algum jogo e outras ocupações que te ajudam a conhecer alguém melhor. De acordo com a pesquisa, são essas atividades que promovem a criação e fortalecimento de laços pessoais.
O resultado foi obtido através das informações dadas por 355 pessoas que mudaram de cidade e estavam procurando por novas amizades. As perguntas feitas sobre as novas relações se concentravam no número de horas compartilhadas e quais atividades foram realizadas.
E, aí? Você concorda com a pesquisa?