“Estou namorando. Quando é hora certa de dizer ‘eu te amo’?”
Não há um jeito ou hora certa para se declarar, mas te ajudamos a pensar em alguns pontos importantes para você decidir

cena em que Chandler diz ‘eu te amo’ para Monica pela primeira vez é uma das mais emblemáticas de Friends. A declaração escapa em um momento descontraído, enquanto a personagem está dançando com um “frango” na cabeça. Sabemos, no entanto, que na vida real revelar os sentimentos para o outro nem sempre é fácil. Como identificar qual é o momento certo para isso?
Bom, vamos direto ao ponto: não existe um manual que diz qual é a hora certa e perfeita para assumir o que sente pelo outro com todas as letras. Você vai ter que entender o que sente e quando é o momento mais adequado para a declaração, mas temos algumas reflexões e dicas para te ajudar.
Primeiro é importante que você não se pressione para dizer ‘eu te amo’ só porque está namorando com alguém ou porque acha que é isso que a outra pessoa está esperando. O amor é uma construção, e cada um lida com ele de um jeito. Entenda como você se sente em relação a outra pessoa e se está preparado(a) para se abrir. Só diga quando realmente sentir esse sentimento.
Agora, se você gosta muito da outra pessoa, e por algum motivo ainda não consegue expressar isso com o “eu te amo”, você pode conversar com a pessoa e dizer como se sente, falar que se importa com ela e mostrar que é questão de tempo para você se sentir preparado(a). Mostre com atitudes!
Já para quem se sente pronto para expressar o amor, e está em busca da oportunidade certa, evite momentos de pressão ou confusão, tá? Se você é do time dos românticos, pode pensar em uma surpresa especial, com flores e gestos românticos. Mas também pode ser legal dizer em um momento corriqueiro, quando você olha para o outro, e bate aquela vontade de se declarar, sabe? Às vezes, é só questão de deixar as palavras fluírem.
Só que vale lembrar que, ao decidir se declarar, é preciso estar preparado para lidar com a expectativa de uma resposta equivalente da outra pessoa. Vamos ser sinceros: todo mundo deseja ouvir um “eu te amo também”, né? No entanto, não há uma garantia. Você tem que saber que corre o risco de se frustrar, e, caso o outro não diga de volta, é importante respeitar o limite do outro e não forçar que ele retribua.
Além disso, não escutar um te amo de volta não é, necessariamente, falta de reciprocidade. Lembra que falamos que cada um tem seu jeito de lidar e seu tempo? Converse com a outra pessoa e perceba como ela te trata. Uma ação pode valer mais do que só palavras, e existem diferentes formas de expressar amor.
Da mesma forma, mesmo que você diga eu te amo para alguém, não se esqueça de demonstrar o amor com gestos e ações, certo?