Estes sinais podem indicar que o término da sua relação foi um erro
É importante pensar com cuidado sobre o motivo que levou vocês ao afastamento e como você se sente nesse momento

érminos dificilmente são fáceis de serem superados, independente se forem entre amigos ou entre namorados. Isso porque ter uma pessoa, que até então você amava e confiava, fora da sua vida, pode trazer muito sofrimento. Entretanto, nem sempre o afastamento é definitivo e, se for da vontade de ambas as partes, pode haver chance de reconciliação entre vocês.
Mas, antes de saber se há chance de vocês voltarem ou não, como saber se a sua separação realmente foi um erro que precisa ser consertado?
Em todos os casos, o término é a consequência de diversas situações que, juntas, te machucam e podem fazer com que você perca a confiança na pessoa. Apesar do amor que um ainda sinta pelo outro, é importante saber se essas coisas que te machucaram não continuarão a atrapalhar a relação de vocês, ou, ainda, se você consegue confiar na pessoa.
Ao tomar a decisão de retomar o relacionamento, é importante que você tenha certeza de que é isso que você quer. Por isso, comece pensando pelo principal motivo que causou o afastamento: É uma situação que você consegue perdoar? Você acha que talvez não era motivo suficiente para cortar laços com a pessoa? Talvez você possa ter reagido mal ou, com mais comunicação entre vocês, não chegasse a esse ponto?
Avaliar essas questões após o término pode ser difícil porque é comum relevar ou até esquecer o lado negativo da relação – que levou a separação – e se concentrar somente nas partes boas. Contudo, é justamente o motivo da maior briga entre vocês que merece mais cuidado e alerta.
Agora, existem dois sinais que, juntos, podem te ajudar a entender se talvez você deva retomar o relacionamento com essa pessoa: Quanta saudade você sente e quão aliviado você está com o término.
Separados, estes dois tópicos podem não ter tanta força, já que sentir saudade de alguém que era presente na sua vida é natural. Mas, aliado ao fato de você não sentir alívio de não ter mais aquela pessoa, pode mostrar que o esforço de se separar não te deixou mais feliz ou pleno. Muito pelo contrário, pode estar te deixando triste, amargurado e depressivo.
É claro que cada caso é único, e dependendo da gravidade do motivo da separação, quão bem – ou mal – vocês faziam um pelo outro, o término pode ser difícil, mas também representar, no futuro, sua segurança e a sua saúde mental. Se o seu desejo de reatar com aquela amizade ou aquele namoro é motivada por medo de ficar sozinho, tédio e saudade da comodidade da relação, talvez seja o momento ideal para você aprender a se curtir e a se conhecer mais.