Estados brasileiros assinam acordo para acabar com a homofobia
A iniciativa é uma das ações da Semana de Luta Contra LGBTfobia, promovida pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos
A partir desta terça-feira, 15, a Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos está promovendo uma semana de visibilidade à violência sofrida por pessoas do movimento LGBTQ+, a Semana de Luta Contra LGBTfobia. Por conta desta ação, hoje, 16, os estados brasileiros e o Governo irão assinar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica.
O documento terá como prioridade promover e organizar ações para acabar com o preconceito contra pessoas LGBTs. Uma consultoria especializada, com aconselhamento da Organização das Nações Unidas, foi contratada para estudar o comportamento da população dos 27 estados brasileiros e Distrito Federal sobre o tema e recolher informações para o desenvolvimento do pacto.
Em 2017, houve um aumento de 30% no número de mortes entre pessoas LGBTs no país, segundo dados coletados pelo Grupo Gay da Bahia. Ainda no ano passado, 53,3% das denúncias do Disque 100 da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos foram feitas para relatar violência psicológica e 31,8% para violência física contra pessoas LGBTs. Estes são números alarmantes!
Uma das demandas dos estados para a assinatura do pacto foi a de mais recursos para implementar ações e acabar com este preconceito e suas tragédias. Segundo o Governo, as propostas serão avaliadas e as selecionadas vão ser financiadas pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos.