Estado de SP mudará para fase vermelha durante Natal e Ano Novo

Estado passará 25, 26 e 27 de dezembro, e em seguida, 1, 2 e 3 de janeiro na fase vermelha

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 30 out 2024, 23h04 - Publicado em 22 dez 2020, 15h25

Nesta terça-feira, 22, o governo de São Paulo anunciou a decisão de regredir a classificação de todo o estado para a fase vermelha durante os feriados de Natal e Ano Novo. A decisão final foi tomada em uma reunião do Centro de Contingência com secretários do estado e a medidtem como objetivo controlar o número de casos e diminuir aglomerações.

Durante a fase vermelha são permitidos apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, padarias, supermercados, saúde e transportes. Estalecimentos ccomo shoppings, galerias, salões de beleza e academias não funcionarão e bares e restaurantes estão proibidos de atender clientes e permitir o consumo no local.

Estado de SP mudará para fase vermelha durante Natal e Ano Novo
Yulia Shaihudinova/Getty Images

“A gente precisa lembrar que não estamos em um momento de festas, nem de aglomerações”, disse Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico. Segundo o comunicado feito pelo Centro de Contingência, o estado passará os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro na fase vermelha. Na região de  Presidente Prudente, diferente do restante do estado, a mudança não será temporária. “Presidente Prudente alcançou 83% de ocupação de leitos e, por isso, está passando para a fase vermelha”, disse Patrícia.

O governo do estado anunciou que a próxima reclassificação deve ocorrer no dia 7 de janeiro mas já adiantou que nenhuma região deve ir para a fase verde. Segundo dados oficiais, atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Grande São Paulo são de 66,9% enquanto do restante do estado está em 61,8%. Na segunda-feira, 21, o secretário de saúde do estado, Jean Gorinchteyn, afirmou que São Paulo teve um aumento de 54% dos casos nas últimas quatro semanas. 

Publicidade