Esta novidade do SUS foi pensada para os jovens, e esperamos que dê certo

Agora é possível retirar camisinhas texturizadas e mais finas no SUS, e o Ministério da Saúde arrasou na divulgação

Por Juliana Morales 14 ago 2025, 17h22
O

 Sistema Único de Saúde (SUS) começou a distribuir dois novos modelos de camisinha nesta semana: as versões texturizada e fina.  E a nossa galera é um dos principais motivos envolvidos nessa novidade anunciada pelo Ministério da Saúde, sabia?

O uso de preservativo entre a nossa galera caiu em relação aos jovens de 10, 15 e 20 anos atrás. Na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada no ano passado, cerca de 60% dos brasileiros acima de 18 anos afirmaram não usar preservativo nenhuma vez em relações sexuais.

Como já explicamos aqui na CAPRICHO, aspectos históricos e sociais como o fato da nossa galera não ter acompanhado o auge da epidemia de AIDS, como gerações anteriores, contribui para que ela negligencie a importância do uso da camisinha. E isso é bem preocupante, porque, além de evitar uma gravidez indesejada, o preservativo é o método contraceptivo mais eficaz contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Ao disponibilizar versões diferentes, texturizadas e mais finas, o Ministério da Saúde tenta deixar o produto mais atraente, para incentivar esse público mais jovem. Para ajudar na divulgação da novidade, o governo fez um vídeo em parceria com o infectologista Ricardo Kores, conhecido nas redes por fazer analogias engraçadas para alertar sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e que tem um ótimo alcance na internet, principalmente com os jovens.

Continua após a publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também promoveu as novidades do SUS no seu perfil do Instagram, com um vídeo que falava do anúncio da TS que todo mundo estava esperando. “Não de Taylor Swift, de texturizada e sensitive”, brincou.

Continua após a publicidade

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade.

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade