Especialistas afirmam que as aulas de manhã deveriam começar mais tarde

Por mais que você goste de estudar de manhã, é preciso admitir que não é fácil levantar por volta das 5h todos os dias, né?!

Por Marcela Bonafé Atualizado em 24 ago 2016, 12h32 - Publicado em 26 jun 2016, 17h30
Se você estuda de manhã, provavelmente tem que estar na escola entre 7h e 7h30, certo?! Todos sabem que é bem difícil acordar tão cedo para isso, além de dar bastante sono duante a aula. Inclusive, muitos médicos ao redor do mundo já se posicionaram contra as aulas começarem esse horário para os adolescentes. Na última semana, a Associação Médica Americana se juntou a eles, afirmando que o curso no ensino fundamental e médio não deveria começar antes das 8h30. 
 
Isso porque alguns estudos mostraram que os adolescentes tendem a ir dormir mais tarde – por volta das 23h – graças aos hormônios da puberdade e outros fatores biológicos. Desta forma, com as aulas começando depois, eles poderiam dormir o tempo recomendado por médicos, que é de oito a 10 horas por dia. Inclusive, dormir constantemente menos que isso pode aumentar as chances de obesidade, depressão e até da ocorrência de acidentes.
 
 
“A privação do sono é um problema de saúde crescente que afeta os adolescentes, colocando-os em risco de desordem mental, física e emocional”, explica o Dr. WIlliam Kobler, membro da Associação, ao site Huffington Post“Evidências científicas sugerem fortemente que permitir que os adolescentes tenham tempo para dormir as horas apropriadas resultaria em melhorias na saúde, na performance acadêmica, no comportamento e no bem-estar geral”, completa.
 
 
Seria ótimo se as escolas realmente alterassem o horário de início das aulas, né?! Os adolescentes se sentiriam menos cansados, dormiriam menos enquanto o professor fala e teriam um desempenho bem melhor – e a ciência comprova! Mas como mudanças ainda não foram feitas, só nos resta dormir porque amanhã tem aula…
 
Que horas você costuma acordar para ir à escola?!
 
Publicidade