Entenda o que é o ‘femwashing’ e como identificá-lo
Expressão é usada quando a luta feminista é utilizada para gerar lucro, sem promover avanços efetivos pela equidade de gênero

ocê já parou para pensar que nem todos os projetos e ideias apresentados por mulheres ou com divulgação a favor da igualdade de gênero representam, de forma efetiva, um avanço nestas áreas? Quando isso acontece, chamamos a situação de femwashing.
O termo une as palavras em inglês feminine e washing, que, em português, significam feminino e o ato de lavar. Juntas, estas palavras designam situações onde o feminismo é usado como uma máscara, como se estivesse “lavando” uma situação de seu verdadeiro significado, em que esta luta não é a prioridade.
É a mesma ideia de greenwashing ou de pinkwashing, quando o marketing tenta representar apoio ao meio ambiente e à causa LGBTQIAP+, enquanto o projeto em si não propõe nada ativo que ajude as causas. Mas, no caso do femwashing, a propaganda utiliza o feminismo, o empoderamento e a igualdade feminina para obter lucro.
É como se você visse a propaganda de um produto que se autointitula feminista e que apoia a igualdade de gênero mas que, na verdade, não tem nenhum tipo de ação afirmativa que busque garantir a igualdade entre homens e mulheres.
Um exemplo mais recente do femwashing que ganhou proporções mundiais foi a viagem especial feita pela Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, dono da Amazon, com uma tripulação 100% feminina – incluindo a cantora Katy Perry.
A viagem aconteceu no dia 14 de abril, mas mesmo antes de seu lançamento, já apontamos, aqui na CAPRICHO, como o maior objetivo da missão já parecia ser a propaganda à empresa de Bezos e a possibilidade de lucrar com viagens especiais turísticas. O destaque à contribuição feminina no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) aplicadas ao espaço, por outro lado, foi deixado de lado, desde o anúncio da missão.
Na época, a viagem recebeu muitas críticas por não ter nenhum objetivo científico e incentivar o turismo espacial, enquanto era gasto muito dinheiro e combustíveis fósseis. Uma das críticas que mais repercutiu foi a da modelo e atriz Emily Ratajkowski, que questionou: “Olhe para o estado do mundo e pense em quantos recursos foram gastos para colocar essas mulheres no espaço, e pra que? Pra que, qual foi a propaganda ali?”.
“Aquela missão espacial de manhã, aquilo é o fim dos tempos. Vai além de uma piada”, disse Emily em um vídeo publicado no TikTok. “Dizer que você se preocupa com a Terra, e entrar no foguete construído por uma empresa que está destruindo o planeta?”, continuou ela.
@emrata
Além da atriz, outros perfis utilizaram as redes sociais para ressaltarem a incongruência e questionaram o objetivo “avanço das mulheres e presença feminina no espaço”, em especial as comparações feitas com a viagem solo realizada pela astronauta Valentina Tereshkova em 1963.
Ela foi a primeira mulher no espaço e a única até hoje a realizar um voo espacial completamente solo e, diferente da viagem realizada pela Blue Origin, a missão de Tereshkova teve o objetivo de estudar os efeitos do voo espacial no corpo feminino e testar a capacidade de uma tripulante mulher operar no ambiente de microgravidade.
A influenciadora Verena Figueiredo, por exemplo, apontou em um vídeo publicado no TikTok como a viagem tentou mostrar que a empresa de Bezos, e de modo geral o capitalismo, está preocupado com os problemas sociais, neste caso a desigualdade de gênero. Enquanto isso, na realidade, este problema é mantido e incentivado pelo mesmo sistema que garantiu a Bezos seu status de bilionário.
“Parece ser uma grande propaganda do avanço feminino, mas na verdade não há avanço nenhum, não houve objetivo científico para a viagem acontecer, apenas divulgar o turismo espacial que pode ser comprado na Blue Origin”, afirma a influenciadora. Figueiredo também recorda como, ao final da transmissão ao vivo do lançamento, há a propaganda da Blue Origin divulgando as viagens especiais oferecidas pela empresa, mostrando a real intenção, segundo ela, por trás do lançamento.
@verenafigueiredo Ontem tivemos a tripulação feminina norte americana no espaço. Com esse feito, mil camadas. Seria uma conquista feminina ou mulheres sendo usadas para outros objetivos? Alguns pontos aqui. #blueorigin #femwashing #feminismo #pensamentos #espaco #eua
Mas, CH, como perceber se o projeto utiliza do femwashing ou não? Uma forma fácil de conseguir entender isso é analisar quais os efeitos e as propostas da ideia. Há alguma ação pensada especificamente para a promoção da igualdade de gênero? Há alguma influência efetiva na luta feminina? Existe um plano de ação para ajudar e incentivar a produção feminina? Ou a propaganda fica somente na ideia e não reflete na vida real?
Estas perguntas podem ser um bom começo para entender se a luta feminista é utilizada somente para garantir lucro ou se é uma forma de efetivamente ajudar o avanço das mulheres.
E você, já tinha ouvido falar sobre femwashing?