Entenda o que é ‘negging’ e o que fazer se você passar por isso
Tática de manipulação emocional busca diminuir a vítima para que ela deseje pela sua validação.
ocê sai com uma pessoa e ela só faz comentários que te fazem se sentir incomodada (o), como “você poderia ser modelo se fosse mais alta”, “é uma surpresa você ser mais engraçada que meu ex” ou “ainda não consigo acreditar que você está usando essa roupa”. De primeira, podem até parecer dicas, piadas ou críticas construtivas, mas essas frases fazem parte de uma técnica de manipulação chamada negging.
No negging, a manipulação emocional acontece por meio de comentários depreciativos e ruins contra a vítima, que é desqualificada e tem a autoestima minada. Contudo, as falas são sempre escondidas por crítica construtiva, piadas ou questionamentos, e não é incomum a pessoa se sentir confusa sobre se deve ficar ofendida ou agradecida.
Pode não fazer muito sentido de início, mas o negging é uma técnica que faz a outra pessoa se sentir mal sobre si mesma para que ela busque no cara validação e aprovação. Depois de diversos comentários depreciativos em um date, por exemplo, a mulher vai se sentir inadequada, vulnerável e questionando quem ela é, e é neste momento que ela vai buscar validação no cara.
Em geral, são pessoas com a autoestima muito baixa que sentem a necessidade de minar o outro para se sentir bem, e essa manipulação não ocorre só em relacionamento amoroso não, tá? O negging ganhou mais fama nas redes com histórias de dates ou namoros ruins, mas ele pode ser utilizado em relações de amizade ou familiar também.
Uma amiga relatando que recebe comentários negativos sobre seu corpo vindo de pessoas que claramente têm interesse nela.
Meninas, precisamos falar sobre o negging.
O neg é uma técnica de paquera que consiste em atacar a autoestima da mulher para que ela fique vulnerável
— Ouriço de cartola (@cegadede) October 18, 2022
Nas redes, o que não faltam são, em sua maioria mulheres, contando histórias de dates que tiveram onde o cara fez o negging contra elas. Felizmente, elas perceberam a técnica e cortaram contato com a pessoa, mas nem sempre essa é a atitude mais comum. Até porque, esses comentários que diminuem o outro quase nunca aparecem de forma clara e explícita.
Outros comentários comuns no negging abordados nas redes:
- Você é bem mais engraçada que eu pensei que fosse;
- Sua melhor amiga está com um corpo lindo, você deveria pegar dicas dela;
- Você é tão linda quando está maquiada;
- Você fala bastante, onde é o botão off?;
- Acho que você cuspiu em mim (enquanto ela fala);
- Nossa, acho que não te reconheceria sem maquiagem;
- Você ri engraçado e suas narinas abrem, olha que legal;
- Você é linda, mas se emagrecesse mais, seria modelo.
-
Perceber e fugir do negging
Ainda mais em primeiros dates, esteja atenta ao que a outra pessoa fala e como isso faz você se sentir. Se você se sente mal com o que a pessoa fala ou faz, pare de sair com ela imediatamente, independente de haver negging ou não.
No caso do negging, é preciso de atenção com as frases e como são ditas: será que realmente foi um elogio ou você sentiu a crítica por trás? Quando perceber que, de fato, é negging, a opção é cortar contato. É importante lembrar que o negging é um método de manipulação emocional, ou seja, se a pessoa utiliza essa técnica com você, pode ser que tenha outras que irão aparecer com o tempo.
Outro ponto é que, em alguns círculos sociais de homens, o negging é passado como uma técnica infalível, quase uma dica de relacionamento. A autora Bruna Vieira compartilhou no X (ex-Twitter) uma história de quando um amigo de seu ex contou aos amigos sobre o método – sem citar o negging – de forma orgulhosa. Esse caso é um ótimo exemplo de como muitos caras lidam como se o negging fosse normal – e é nesses casos que é preciso ainda mais cuidado.
certa vez eu estava num rolê com muitos homens (maioria mais novos e amigos do cara que eu tava saindo na época) e um rapaz começou a contar, com bastante orgulho e entusiasmo, uma técnica infalível que ele descobriu para conquistar mulheres +
— Bruna Vieira (@brunavieira) July 2, 2020
E você, sabia o que era negging?