Entenda o que é e veja as previsões para o Ano Novo Astrológico 2022

Quando o Sol entrar em Áries, primeiro signo do Zodíaco, é considerado o início do Ano Novo para a Astrologia; saiba tudo!

Por Personare Atualizado em 30 out 2024, 16h16 - Publicado em 5 mar 2022, 21h43

Quem falou que o ano começa dia 1º de janeiro ou só depois do Carnaval? Para a Astrologia, o ano começa em março! Mais precisamente, neste domingo, dia 20 de março de 2022, exatamente às 12h33min do Brasil. Mas você sabe por que vai começar só agora?

A Capricho e o Personare fizeram uma live com a astróloga e terapeuta holística Naiara Tomayno para explicar tudo! Por que começa o ano novo em março, o que é o Ano Novo Astrológico e o que a gente pode esperar deste novo ciclo que se inicia, com previsões coletivas e dicas para o seu signo. Ah, e não perde as dicas de rituais que a Naiara deu pra gente!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Ano novo em março por quê?

A pergunta que não quer calar: por que o Ano Novo Astrológico começa em março? Segundo a Nai, a Astrologia segue outro calendário, que não começa em 1º de janeiro, mas quando o Sol ingressa no primeiro signo do zodíaco, que é Áries.

Por isso, o Ano Novo Astrológico de 2022 vai começar no dia 20 de março e se encerrar depois que o Sol passar por Touro, Gêmeos, Câncer… e todos os 12 signos, encerrando em Peixes. Veja as datas de todos os signos em 2022 aqui.

O que o Ano Novo Astrológico significa?

Essa é uma das datas astrológicas mais importantes para a Astrologia! Por se tratar da conclusão de um ciclo e do início de outro, o Ano Novo Astrológico também simboliza um momento de transição e renascimento.

Não é por acaso que o Ano Novo Astrológico ocorre junto com o início da Primavera no Hemisfério Norte – onde a Astrologia que nós usamos aqui começou a ser estudada e Áries significa começo, coragem, iniciativa.

Continua após a publicidade

Por isso, da mesma maneira que a gente pula 7 ondinhas, faz pedidos e abre espumantes no Réveillon, no Ano Novo Astrológico podemos criar ou renovar nossos objetivos para o novo ciclo.

“É um restart nas energias mais poderoso do que o Ano Novo tradicional, porque no astrológico é quando a gente gera um mapa e com base nele pode fazer as previsões para os 12 meses. É similar à Revolução Solar, quando a gente gera um mapa para cada pessoa e analisa as tendências para o ano”, explicou Naiara.

Previsões para o Ano Novo Astrológico 2022

A partir do mapa astral gerado para o momento em que o Sol toca o grau zero graus de Áries para Brasília, a capital do nosso país, a Astrologia pode nos contar as principais tendências do ano. Naiara Tomayno nos conta os principais pontos das previsões:

  1. Foco na comunicação: como o ascendente do Mapa do Brasil é em Gêmeos, a comunicação, sejam as redes sociais, sejam os veículos de comunicação, terão destaque em 2022. Além disso, a gente pode enfrentar o desafio de equilibrar a vida virtual com a “real” na volta das atividades presenciais. Ah, e vai ser preciso tomar cuidado com as fake news!
  2. Mais sensibilidade: teremos a conjunção entre Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes, que é o signo da sensibilidade, da intuição, da empatia, das artes. Portanto, devemos ter um foco maior nos temas que nos ligam uns aos outros.
  3. Pandemia: Peixes também está no eixo da cura e saúde. Então, podemos ter, sim, novas descobertas favoráveis ao fim da pandemia e avanços em saúde. No entanto, não podemos comemorar muito, pois onde há necessidade de cura, ainda pode haver o tema de doenças, e a tendência geral é que tudo de fato melhore a partir de 2023.
  4. Eleições 2022: a política e os assuntos sociais devem estar muito em foco em 2022. O planeta da comunicação, Mercúrio, vai estar na Casa dos governantes, então, dificilmente alguém vai escapar de falar ou opinar sobre as eleições. Como também teremos muitos planetas em Aquário, haverá muito foco no pensamento e nas questões de justiça social.
  5. Estudos: 2022 é um ano especial para estudar, mais do que agir. Vale muito a pena estudar e planejar mudanças na sua vida para que, lá em 2023, possa colocar tudo em prática. #ficaadica
  6. Amor: apesar de que o mapa evidencia questões mais gerais para o país, com a Vênus em Aquário a tonalidade para uniões (assim como em outras áreas venusianas, como as artes, materialização, etc.) é pensar fora da caixa: liberdade, igualdade, aceitar o que está fora dos padrões e regras da sociedade será a tendência.
Continua após a publicidade

Leia aqui as previsões completas para o Ano Novo Astrológico 2022.

Dicas para todos os signos

Para entender como todos esses planetas e aspectos no céu vão atuar na sua vida, é preciso analisá-los junto com o seu Mapa Astral – o que você pode ver aqui no Horóscopo Personalizado.

Mas, se você quiser ter uma noção geral, veja a seguir as previsões para o seu signo solar e, principalmente, o seu Ascendente, feitas pela astróloga Naiara Tomayno:

  • Sol e/ou Ascendente em signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes): com um ano de Ascendente em Gêmeos, um signo também mutável, temos um excesso dessa energia. O desafio aqui será trazer um pouco de mais praticidade e estabilidade para as coisas não ficarem instáveis demais.
  • Sol e/ou Ascendente em signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário): será interessante observar cada signo separadamente porque temos diferentes aspectos, mas fica a reflexão sobre como usar a comunicação e as trocas para trazer um pouco mais de flexibilidade para toda essa energia fixa.
  • Sol e/ou Ascendente em signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio): será também interessante observar cada signo separadamente por conta dos diferentes aspectos, mas a reflexão é sobre como usar sua comunicação para aprender a fazer começos levando em consideração os aprendizados com os outros.
Continua após a publicidade

Rituais de ano novo para todos os signos

Banho de Ervas

Carta para o futuro

  • Escreva uma carta em um lado agradecendo por tudo que você aprendeu nesse último ano. Faça uma reflexão sobre os aprendizados, reflita sobre os padrões repetitivos, e o que eles podem te mostrar.
  • Do outro lado, escreva seus planos, desejos e objetivos para esse momento que se inicia. Tente ouvir a voz do seu coração para se conectar.
  • Queime a carta para transmutar as energias que você depositou ali e abrir caminhos para um ano de maior conexão.

Naiara Tomayno

Astróloga e terapeuta holística, desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o mapa astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais, Magnified Healing e praticante de magia natural, é especialista em unir esses saberes e terapias alternativas às necessidades do mapa.

naiaratomayno@gmail.com

Publicidade