Enem 2016: Entenda por que a prova pode ser suspensa nesta semana
Após a prova ser adiada para 191.494 inscritos, Ministério Público Federal do Ceará deseja cancelar a prova deste fim de semana para todos candidatos.
Desde terça-feira (1), o Enem se tornou um grande ponto de interrogação para os 8,7 milhões de candidatos.
O protesto está sendo feito contra a Medida Provisória que prevê a reformulação do ensino médio e a PEC 241, que limitará os gastos públicos. Para este grupo, está decidido que o exame será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
Nova ação
Acontece que, nesta quarta-feira (2), houve um novo episódio pode afetar a vida do restante dos candidatos. O Ministério Público Federal do Ceará entrou com uma ação civil pública e deseja suspender o exame para todos os inscritos. Eita!
Para o procurador Oscar Costa Filho, as provas em diferentes datas, com questões e temas da redação diferentes , fere a isonomia – ou seja, igualdade – da seleção. O MEC já informou em nota que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a ação.
Devido a urgência da pauta, o caso será julgado até sexta-feira (4), de acordo com a Justiça Federal. Se for aceito, a suspensão do Enem é válida para todo país.
Bora tirar dúvidas?
Bom, por enquanto, não é possível tomar atitudes precipitadas, viu? Então, espere até sexta para descobrir o resultado final de se haverá prova em novembro ou não.
Mas, como entendemos que é difícil controlar 100% a ansiedade, decidimos a ajudar a ficar calma, nem que seja só um pouquinho. Por isso, vem cá conferir as respostas das questões mais importantes do caso:
O Enem 2016 está cancelado?
Não. Até o momento, a única decisão oficial sobre o Enem 2016 é o adiamento das provas para apenas os 191.494 participantes que estavam inscritos em locais de provas que permanecem ocupados por conta de movimentos estudantis.
Como sei se estou nesta lista?
Bom, este grupo de candidatos será alertado por e-mail ou SMS. Ainda, há uma lista com a relação de locais de provas ocupados.
Além disso, você pode checar os dados através do aplicativo Enem 2016, desenvolvido pelo MEC. O app está disponível para Android, iOs e Windows Phone.
Para fechar, há o telefone de atendimento. Basta ligar, 0800 616161.
Se eu estiver entre os participantes com prova adiada, terei que pagar uma nova taxa de inscrição?
Não, fique tranquila, miga!
Caso eu não esteja neste grupo de candidatos e perder a prova, posso refazê-la em dezembro?
Não. Então, atenção, para não perder o horário do Enem!
A prova adiada terá atraso na divulgação de notas?
Não, a divulgação das notas ficou mantida para todos em 19 de janeiro.
Isso pode afetar ou atrapalhar de alguma forma de tentar entrar em uma universidade, ou, me inscrever no Sisu?
Não. Como a data de divulgação da nota foi mantida, o adiamento não interferirá no cronograma de universidades que usam o Enem como processo seletivo.
Não dá para realocar os candidatos para outros pontos de prova a fim de todos realizarem o Enem neste fim de semana?
Não. De acordo com o Inep, não há tempo hábil para tal medida, já que seria complexo arranjar novos pontos de aplicação do teste.
Se minha escola for desocupada até o final de semana, terei que realizar a prova?
Não. O prazo estabelecido para a desocupação era até a última segunda-feira (31).
E, se a minha escola for ocupada até o final de semana, o que acontece?
Caso tenham novas ocupações até dia 5 e 6 de novembro, esses locais também deixarão de receber a aplicação do exame. Sendo assim, os inscritos se juntarão ao grupo que fará a prova no dia 3 e 4 de dezembro.
A aplicação do Enem dos dias 3 e 4 de dezembro será no mesmo local que está ocupado?
Não, os locais serão alterados. O Inep já está selecionando novas escolas para todos os afetados com o adiantamento.
Quando e como saberei o novo local da minha prova?
O Inep afirma que contatará os inscritos por SMS, e-mail, por meio do site e também através da atualização no Cartão de Inscrição do candidato.
A prova de novembro será igual a de dezembro?
Não! O Inep já formulou uma nova prova, com questões e temas da redação diferentes.