Continua após publicidade
Continua após publicidade

Em Portugal, Seleção Feminina faz o primeiro treino para a Copa do Mundo

Dias antes da Copa, Formiga está surpresa com maior visibilidade do futebol feminino da história: "É de se espantar!"

Por Amanda Oliveira Atualizado em 27 Maio 2019, 18h07 - Publicado em 24 Maio 2019, 13h36

Faltando apenas duas semanas para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Seleção Feminina Brasileira já começa as primeiras preparações para enfrentar o torneio. Na semana passada, o técnico Vadão anunciou a convocação das 23 jogadoras que irão representar o Brasil. Elas já estão em Portugal para participar de uma temporada de 14 dias de treinos antes de viajarem à França, onde será realizada a Copa do Mundo.

Publicidade
Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina no dia 9 de junho, contra a Jamaica. CBF/Divulgação

Vadão realizou a primeira atividade com as jogadoras no Centro de Treinamento do Portimonense Sporting Club nesta quinta-feira, 23, em Portimão, litoral sul de Portugal. O treino, contudo, contou com a participação de apenas 17 das 23 atletas convocadas. Andressa Alves ganhou alguns dias de folga por ter disputado a final da Liga dos Campeões no último sábado, 19. Ela se junta ao grupo nesta sexta-feira, 24. Já algumas outras jogadoras ainda estão com pendências em tratamentos de lesões. A zagueira Érika, do Corinthians, sofreu um torção no tornozelo e vai focar na recuperação nos próximos dias para estar em condição de jogar na estreia. A atacante Bia Zaneratto, do Incheon Steel Red Angels, também está fazendo trabalho de recondicionamento físico para recuperação de uma fratura na perna, sofrida em março.

Publicidade

Outro destaque do primeiro treino é a participação da meia Luana, que foi chamada para substituir Adriana, atleta convocada por Vadão. A jogadora do Corinthians descobriu um rompimento total do ligamento do joelho esquerdo  no mesmo dia em que foi convocada e teve que ser cortada da lista da Copa do Mundo Feminina.

Em entrevista aos jornalistas, a veterana Formiga disse que está surpresa com a maior visibilidade que a categoria feminina do futebol brasileiro está ganhando. “É uma coisa que eu posso te dizer que sonhava muito. Continuo sonhando em ter essa visibilidade toda. É de se espantar mesmo tanta gente aqui, mas nada disso vai valer se a gente não tiver empenho lá no Mundial“, afirma. Aos 41 anos, a atleta está fazendo história ao participar de sua sétima Copa do Mundo, batendo o recorde de participações tanto na categoria feminina quanto na masculina. Ninguém nunca disputou tantas Copas do Mundo quanto Formiga. 

Publicidade

View this post on Instagram

Bola rolando para a #SeleçãoFeminina em Portugal. Vamos, #GuerreirasdoBrasil! ⚽🇧🇷 ⠀ Fotos: CBF

A post shared by Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol) on

Apesar de ter a maior recordista de Copas do Mundo e a melhor jogadora do mundo na equipe, o Brasil enfrenta problemas de desempenho. Perdeu os últimos nove jogos, até partidas que eram consideradas fáceis. “A gente sabe da dificuldade, que as coisas não estão a mil maravilhas, mas chegando até uma semifinal, como já chegamos, já é de uma grande conquista para o futebol feminino. Não podemos colocar na cabeça que vamos voltar na primeira fase, isso jamais“, Formiga diz.

A Copa do Mundo Feminina começa no dia 7 de junho. A estreia do Brasil é contra a Jamaica, no dia 9. Acompanhe todas as novidades sobre o torneio e a Seleção Feminina na CAPRICHO!

Publicidade
Publicidade

Publicidade