Eleições: Tudo sobre o título de eleitor

Se você pretende votar nas eleições deste ano, é importante ficar atenta aos prazos e regras

Por Amanda Oliveira Atualizado em 31 out 2024, 10h48 - Publicado em 5 Maio 2018, 11h00

Você sabia que 2018 é ano de eleições no Brasil? Em outubro, você pode ajudar a escolher os próximos governantes do país: presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Por isso, votar é muito importante! É a garantia de que você exerceu seu direito como cidadã e ajudou a eleger as pessoas que representarão o Brasil politicamente.

Para te ajudar a entender melhor como esse processo funciona, a CAPRICHO fez uma lista com as principais dúvidas sobre o título de eleitor.

1. Para o que serve?

O título de eleitor é o documento que oficializa o seu direito de votar nas eleições brasileiras.

2. Votar é obrigatório?

Para analfabetos, pessoas com menos de 18 anos ou com mais de 70, o voto é opcional. Para os brasileiros que não se encaixam nessas exceções, o voto é obrigatório. E se a pessoa não comparecer na votação e não justificar a ausência, deverá pagar uma multa para cada turno que faltou.

3. Como emitir o título de eleitor pela primeira vez?

Para emitir o primeiro título de eleitor, basta ir até o cartório eleitoral mais próximo da sua casa, levando um documento de identidade e comprovante de endereço. O processo é inteiramente gratuito!

Continua após a publicidade

iStock/Reprodução

4. Se eu for menor de 18 anos, preciso de autorização dos pais?

Você não precisa de autorização para fazer seu título de eleitor antes dos 18 anos. Basta ir até o cartório eleitoral levando os documentos necessários, como dito anteriormente. Você também pode emitir seu título mesmo se tiver 15 anos, desde que tenha 16 na data do primeiro turno da eleição. No caso deste ano, 7 de outubro.

5. Preciso levar o título de eleitor no dia da eleição?

Não. Basta levar um documento de identidade oficial com foto.

Continua após a publicidade

6. É obrigatório cadastrar a biometria?

O cadastramento biométrico ainda não é obrigatório para todos, pois tem um calendário específico com regras diferentes para cada estado brasileiro. Mas, se na sua cidade o prazo para biometria já foi encerrado, você ainda pode regularizar a situação até o dia 9 de maio no cartório eleitoral mais perto da sua casa. Lembre-se de que não fazer a biometria obrigatória pode resultar no cancelamento do seu título de eleitor!

O prazo para tirar ou transferir o título de eleitor para as eleições 2018 é 9 de maio. Fique atenta!

Dúvidas solucionadas?

Publicidade