É hora das exatas! Veja o que estudar antes do segundo dia do Enem 2023

No próximo domingo (12), é hora de enfrentar 45 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e mais 45 de Matemática

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h09 - Publicado em 6 nov 2023, 18h36

Após uma longa prova no último domingo (5), de 90 questões e uma redação, os candidatos do Enem 2023 têm alguns dias para respirar e dar aquela última revisada antes do segundo dia de prova. No dia 12 de novembro, será a vez de resolver 45 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e mais 45 de Matemática.

Uma estratégia interessante para esta semana é olhar para os assuntos que têm mais incidência, ou seja, que mais caem no Enem. O Sistema de Ensino Positivo levantou os temas por disciplina que mais apareceram nos últimos cinco anos. Confira!

Mas antes uma dica: como é muita coisa, pode ser interessante olhar dentro desses tópicos qual você ainda tem mais dificuldade e focar neles.

Matemática

Matemática básica – está em quase 33% das perguntas e envolve operações (soma, multiplicação, divisão e subtração), porcentagem, regra de três, escalas e razão.

Estatística e probabilidade – presentes em mais de 22% das perguntas, trabalham com a aleatoriedade de eventos e o estudo de metodologias de coleta, descrição e análise de dados.

Geometria espacial e plana – representam quase 20% das perguntas; estudam o espaço e as formas existentes que o ocupam.

Funções – mais de 6% da prova, é a área que se dedica ao estudo das relações entre conjuntos.

Continua após a publicidade

Análise combinatória – mais de 4% das provas, compreende o estudo de técnicas e métodos para solucionar problemas relacionados à contagem.

Física

Energia – um dos conceitos básicos da Física, a energia costuma estar presente no Enem e demanda que o candidato saiba não apenas de que se trata, mas também as fórmulas envolvidas no cálculo de diferentes tipos de energia.

Mecânica – estudo do repouso e movimento de objetos, essa é uma das grandes áreas às quais a Física se dedica. Dinâmica, cinemática e hidrostática são alguns exemplos de conteúdos que podem ser cobrados dentro do tema.

Eletricidade – cargas elétricas, eletrostática, eletromagnética, etc. Tudo isso está contido nos assuntos englobados pelo estudo da eletricidade.

Óptica – essa é a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Alguns dos temas abordados nela podem ser propagação da luz, óptica eletromagnética e óptica geométrica.

Continua após a publicidade

Termofísica – calor e temperatura são os dois principais conceitos dessa área de estudos, que se dedica a compreender o calor.

Leis de Newton – Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica (ou Lei da Superposição de Forças) e Lei da Ação e Reação. Isaac Newton segue sendo um dos pais da Física e, por isso, conteúdos relacionados às suas principais contribuições estão sempre entre os assuntos abordados pelo Enem.

Fenômenos ondulatórios – o estudo do comportamento dos diferentes tipos de ondas e como elas se comportam quando encontram obstáculos também é um dos temas que costumam estar nas questões do exame.

Química

Propriedade dos compostos orgânicos – temperatura de fusão e ebulição, solubilidade e combustibilidade são as propriedades dos compostos orgânicos, que se diferenciam de outros compostos justamente devido a elas. Conhecer as definições dessas propriedades é um bom passo para quem quer conquistar uma boa nota em Química.

Eletroquímica – é o estudo do uso das reações químicas espontâneas para a produção de eletricidade. Para o Enem é importante conhecer os conceitos e as fórmulas utilizadas por esse ramo da Química.

Continua após a publicidade

Separação de misturas – muito frequente no exame, a separação de misturas pode ser feita por diferentes métodos, que incluem a destilação e a decantação, entre outros. Esses processos são indispensáveis para a Química porque, na natureza, normalmente  os materiais encontrados não são substâncias puras.

Cinética química – essa é a área que estuda a velocidade das reações químicas e o que faz com que elas sejam mais ou menos rápidas. Entre outros fatores, os candidatos precisam conhecer os conceitos de concentração de reagentes, pressão e superfície de contato.

Reações orgânicas – adição, substituição, oxidação e redução, além dos mecanismos de eliminação, são todas reações orgânicas. É por meio delas que as moléculas orgânicas se transformam em novas moléculas orgânicas. Uma boa estratégia é estudar cada uma dessas reações, sua importância e as diferenças entre reações orgânicas e inorgânicas.

Biologia

Ecologia – a ecologia estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio em que estão inseridos. Com as mudanças climáticas em alta nos noticiários, é aqui que podem vir perguntas sobre esse tipo de assunto.

Genética – como se transmitem as características de uma geração para a outra e qual o papel dos genes nesse processo? A genética é a área que se dedica a responder perguntas como essa.

Continua após a publicidade

Evolução – os seres vivos estão em constante evolução e adaptação para sobreviverem em diferentes contextos. Boa parte das questões de Biologia do Enem tem se debruçado sobre esse tipo de conhecimento.

Fisiologia – trata-se da compreensão de como funcionam os sistemas celulares e orgânicos, bem como as funções mecânicas, bioquímicas e físicas dos seres vivos.

Parasitologia e programas de saúde – a pandemia de covid-19, por exemplo, poderia aparecer entre os temas dessa área.

Citologia – é o estudo das células, também conhecido como biologia celular.

Publicidade