Continua após publicidade

Driblando o orkut

Uma nova ferramenta ameaçou estragar a festa dos curiosos de plantão. Mas já há quem tenha dado um jeito de driblar o visualizador de perfis

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 23h48 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

A história você já conhece: no dia 21 de abril, sem avisar ninguém, o Orkut colocou no ar o visualizador de perfil. Para os poucos que ainda não sabem, o tal visualizador é uma ferramenta que, quando ativada, mostra as cinco últimas pessoas que andaram na sua página. Em compensação, também deixa rastros nas páginas que você fuçou.

A surpresinha dos administradores causou bastante polêmica. Lívia Batista, 22 anos, por exemplo, levou um susto histórico. Ela estava na casa de uma amiga passeando pelo Orkut e, quando voltou para a página inicial, viu a mensagem amarelinha, que apresentava o visualizador. “Fiquei morrendo de medo. Não queria que as pessoas vissem que eu butucava.” Butucava? Mas nos perfis de quem você butucava? “Ah… de algumas pessoas…” Aquelas que a gente não quer de jeito nenhum que saibam que a gente butuca, né, Lívia? “É. Essas mesmo.” Para evitar que o megaestresse se repetisse, ela desativou a bina virtual na hora. “Decidi que, se era para escolher entre ser voyeurista ou saber quem estava de olho em mim, eu preferia o primeiro.”

Mas não demorou para a Lívia perceber que ela não tinha que escolher entre um e outro. Já tem um monte de esquema para você passear pelo Orkut dos outros sem ser descoberta e ainda continuar sabendo quem anda de olho em você.

Quem mexeu no meu Orkut?

Métodos para você passear pela vida alheia sem ser descoberta

Método 1: O outro eu

Continua após a publicidade

Como é: Mande um convite do Orkut para um e-mail criado só para isso e cadastre-se no Orkut com informações que não têm nada a ver com você (outro nome, outra foto, comunidades esquisitas). Pronto. Você já tem um novo “eu”, que pode bisbilhotar à vontade as páginas alheias. Aí, na sua página verdadeira, você deixa o visualizador ativado para saber quem anda por lá.

Quem usa: A Lívia, da história ao lado. Ela criou um perfil sem foto, sem amigos e com o visualizador desativado. “Agora, quando eu quero butucar, uso o fake. Só uso o meu perfil para ver quem entra.”

O que pode dar errado: Ter dois perfis pode gerar confusão. Alguns adeptos desse método contam que às vezes se esquecem que estão logados com seu perfil verdadeiro e acabam clicando na foto “daquela-pessoa-que-não-pode-saber”. Se isso acontecer, use o método seguinte.

Método 2: Fumacê virtual

Como é: Já existem cerca de 20 comunidades só de fakes. São os prontos-socorros do Orkut. Redes de solidariedade em que uns ajudam os outros a acobertarem visitas indevidas. Filie-se a uma delas (“Operação Cortina de Fumaça”, “Eu tenho Orkut espião” e “Clube fakes espiões do Orkut” são algumas delas) e, quando entrar na página de alguém que você não quer que saiba que esteve por ali, deixe um tópico com o assunto “socorro” ou “ajuda” e coloque o link do perfil da pessoa que você quer despistar. Cinco ajudantes vão entrar nesse link e fazer com que seu nome não apareça na lista de visitantes.

Continua após a publicidade

Quem usa: Susan Hilton A-99 (nome fake, claro) é a criadora da comunidade “Operação Cortina de Fumaça”. “Sei como é difícil entrar no perfil de ex e deixar rastros. Então, criei a comunidade para ajudar os outros”, diz.

O que pode dar errado: Não dá para ter certeza de que a ajuda vai chegar a tempo ou que (pior ainda) você vai mesmo ser ajudada. Além disso, o dono do perfil de onde você quer apagar suas pegadas (ou alguém que ele conhece) pode participar da comunidade em que você está pedindo ajuda, e, aí, o disfarce vai por água abaixo.

Método 3: Liga e desliga

Como é: Quando entrar no Orkut e vir quem foram os últimos cinco que visitaram você, vá nas configurações e desative o visualizador. Aí você pode bisbilhotar onde quiser. Antes de sair, reative o visualizador (assim você vai saber quem fuçou na sua página quando entrar de novo).

Quem usa: “Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena”, diz Camila Victoria, 16 anos. “Eu entro, vejo a lista dos últimos cinco que entraram e desativo o visualizador. Com ele desativado, fuço na página de quem eu quero.” Camila faz isso todos os dias. “Nenhum dos meus amigos disse que me viu na lista. Então, esse jeito tem dado certo.”

Continua após a publicidade

O que pode dar errado: O método não é muito seguro, já que o Orkut leva algum tempo para atualizar configurações (por exemplo, às vezes você muda a foto do seu perfil e ele demora para atualizar. O mesmo pode acontecer com a ativação e desativação do visualizador). Assim, você pode achar que está camuflada, mas o Orkut ainda não mudou seu status.

Método 4: Adivinhação

Como é: O lance nesse método é entrar bem antes do horário em que a atualização dos últimos visitantes acontece, apostando que, até lá, a pessoa vai ter pelo menos outras cinco visitas e seu nome não aparecerá.

Quem usa: Quase ninguém usa mais. “Minha página foi atualizada dois dias às 23h45. Achei que era sempre assim, mas quando um amigo avisou que me viu parei de usar”, diz Juliana Ramos, 16 anos.

O que pode dar errado: Tudo! Esse método seria seguro se soubéssemos o horário em que é feita a atualização dos últimos visitantes. Mas não é o caso. Fora isso, a estratégia só seria eficiente se você conseguisse garantir que o perfil da outra pessoa fosse bem visitado.

Continua após a publicidade

O que você achou do visualizador?

Colocamos essa enquete no nosso site . Saiba qual a opinião das 753 meninas que responderam.

22,4% Ótimo. Assim fico sabendo quem está me espiando.

22,1% Péssimo. Estraga a melhor coisa do Orkut, que é ficar na moita.

16,6% Péééééééssimo. Como assim não posso mais ser anônima?

14,3% Ruim. É chato não poder espiar e triste ver quem você não gosta te espiando.

Continua após a publicidade

12,9% Óóóótimo . Palmas para o Orkut!

6% Não faz diferença. Visito e sou visitada pelos meus amigos.

5,7% Bom. Assim as coisas ficam mais claras

Publicidade