DIU pode mesmo desaparecer do corpo? Entenda o caso de Sofia Santino
Ginecologista explica se é comum o DIU mudar de lugar e como identificar sinais

influenciadora Sofia Santino contou, em vídeo publicado em sua conta no Instagram, que seu DIU havia sumido. Após fazer duas vezes o ultrassom transvaginal (exame em que é possível ver o útero), ela confirmou que o dispositivo saiu da cavidade uterina mesmo.
Ela relatou a situação com bom humor. “Eu não senti ele saindo de mim”, contou. “A moça que fez o exame disse que já viu DIUs viajando pelo corpo. Ela disse que já viu DIU perto de pulmão,” continuou.
Sofia afirma que que vai continuar investigando o que pode ter acontecido e onde ele foi parar. “Não sei se vou precisar fazer ressonância ou raio-x,”, diz, e garante aos seus seguidores que vai continuar atualizando-os sobre a situação.
Após a influenciadora compartilhar sua experiência pessoal e sincera, uma onda de sensacionalismo e desinformação surgiu em torno do método contraceptivo. Sofia, inclusive, publicou um segundo vídeo seu perfil esclarecendo e reforçando que, sim, o DIU é um método seguro e que ela segue com as investigações.
A médica Maju Ferreira, que usa suas redes sociais para ensinar com base em evidências e que fala bastante de contracepção, fez um vídeo comentando o caso de Sofia e esclarecendo as dúvidas que surgiram a partir dele.
Ela diz que, mesmo que o DIU seja colocado perfeitamente e seja um método seguro, isso não exclui o risco de intercorrências, como a que aconteceu com a influenciadora. “O ponto aqui é que a taxa de perfuração do DIU é cerca de 0.1%, e isso pode acontecer com qualquer usuária”, explica, reiterando que as pacientes devem estar cientes disso ao colocarem o dispositivo.
Como saber quando o DIU se desloca?
A ginecologista Juliana Teixeira já respondeu essa dúvida no SOS Sexo, nossa coluna semanal sobre sexo, saúde íntima, prazer e sexualidade. Segundo a médica, não há sinais muito claros quando o pequeno dispositivo em forma de T se desloca no útero, o que faz com que seja difícil de identificar que isso aconteceu sem a realização de um ultrassom.
Juliana diz, no entanto, que alguns sintomas podem estar relacionados com o DIU e são alertas importantes para buscar uma ginecologista para avaliar. São eles:
- Muita cólica;
- Sangramento “anormal”;
- Dor durante a relação sexual;
- Algumas vezes, dá para sentir o DIU no canal vaginal.
“Caso a ginecologista verifique que o DIU está mal posicionado, ela vai entender se dá para devolver o DIU no lugar que ele deveria estar ou se é melhor tirar e colocar outro”, indica Juliana.
Mais sobre o que é o DIU e como funciona
O Dispositivo Intrauterino, popularmente conhecido como DIU, é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia. É um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero por um profissional de saúde (como um ginecologista). Existem dois tipos principais de DIU: o DIU de Cobre e o DIU Hormonal.
- DIU de Cobre: Este tipo de DIU é revestido por fios ou cilindros de cobre. O cobre tem propriedades que interferem no movimento e sobrevivência dos espermatozoides, impedindo a fertilização do óvulo.
- DIU Hormonal: Em contraste, o DIU Hormonal libera pequenas quantidades de hormônios, como o levonorgestrel, diretamente no útero. Isso causa alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso e dificultando a movimentação dos espermatozoides, além de, em alguns casos, inibir a ovulação.
Ambos os tipos de DIU são altamente eficazes na prevenção da gravidez e são métodos contraceptivos reversíveis, ou seja, assim que removidos, as chances de engravidar voltam ao padrão normal. E, sim, o DIU é considerado um método contraceptivo seguro e eficaz inclusive para adolescentes. Mas é importante consultar um médico para determinar qual a opção mais adequada para o seu caso.
A principal vantagem do DIU é que é uma opção contraceptiva conveniente para muitas mulheres, uma vez que pode durar de 3 a 12 anos, dependendo do tipo escolhido. Essa eficácia, somada ao tempo de duração, torna essa uma escolha super popular para quem quer evitar a gravidez sem precisar de muito esforço e de maneira eficaz.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.