Dicionário CH: desvendando o vocabulário dos seus pais e avós

'Filha, você vai na quermesse com o paquerinha?!'

Por Marcela Bonafé Atualizado em 1 nov 2024, 13h27 - Publicado em 17 jun 2016, 11h40

As gerações passam e muitas gírias e expressões que a as pessoas costumavam usar acabam “saindo de moda” e se tornando até engraçadas para os adolescentes. Certamente seus pais já te disseram alguma coisa e você ficou pensando “ninguém mais usa isso”, ou, ainda, se perguntou o que cargas d’água eles estavam querendo dizer. Bom, te damos uma ajudinha…

1. “Paquera”

Essa é clássica, hein?! Vai dizer que sua mãe nunca perguntou sobre os paquerinhas da escola? Talvez seus filhos, no futuro, também achem estranho quando você perguntar sobre os crushes.
 
2. “Quermesse”
Continua após a publicidade

Essa divide opiniões: muitas pessoas ainda usam, mas tem gente que nem sabia que a palavra é usada para falar de Festa Junina, ou Festa de São João. 
 
3. “Broto”
Continua após a publicidade
Você diz que um garoto é lindo, maravilhoso, muito bonito, gato… sua mãe diria que ele é um broto! Ou, talvez, um pão. Sério. Pão… que tipo de elogio é esse?!
Continua após a publicidade
 
4. “Malhar”
Continua após a publicidade
Não estamos falando de academia, não. Pode ser que você já tenha ouvido seus pais perguntarem, por exemplo, se você malhou no cinema. Na verdade eles queriam saber se você deu uns beijos, uns pegas… Pois é. #puxado
 
5. “Granfino”
Continua após a publicidade
Seu pai coloca um terno todo chique para ir a uma reunião e sua mãe diz que ele está granfino. Gente, não é mais fácil dizer que ele está elegante de uma vez?!
 
6. “Chato de galocha”
Não basta a pessoa ser chata, ela é chata de galocha. Ou seja, mais chata do que aquilo que você geralmente já acharia chato. 
 
7. “Borocoxô”
“Ô, filha. Não fica assim borocoxô”. Parece um xingamento, mas é só uma forma de se referir a uma pessoa que está aborrecida, chateada, tristinha…
 
8. “Supimpa”
É aquela coisa legal, divertida, muito boa. E tudo pode ser supimpa: uma festa, um jantar, um filme…
 
9. “Patavinas”
Também pode ser substituído por bolhufas ou, ainda mais estranho, necas de pitibiriba. Toda essa complicação para dizer que apenas “não entendeu absolutamente nada”. 
 
10. “Xarope”
Mas não aquele que você toma quando está com tosse. Geralmente usam a palavra para falar de uma pessoa irritante, cansativa, reclamona.
 
11. “Patota”
Se seus pais já quiseram saber sobre sua patota da escola, na verdade eles só estavam pergutando sobre a turma, a galera, mas com um nome bem mais engraçado! Imagine: patota da Taylor Swift! hahaha
 
12. “Serelepe”
Quando você está superalegre, agitada, danada… ó, você está toda serelepe! 
 
13. “Gamar”
Você pode dizer que está gamada no Harry Styles, por exemplo. As pessoas que conhecem esse verbo vão entender que você está apaixonada pelo cantor.
 
14. “Grilado”
Se sua mãe chegou dizendo que está grilada com alguma coisa do trabalho, bom sinal não é. Isso quer dizer que ela está preocupada, encucada ou até mesmo desconfiada… ou seja, deu ruim.
 
15. “Chorumelas”
Se te mandarem parar com chorumelas, provavelmente é porque acham que você está com alguma frescura, fazendo manha ou, quem sabe, chorando sem necessidade. 
 
16. “Boa pinta”
Caso sua mãe concorde que o crush é boa-pinta, ela achou que ele tem boa aparência, boas maneiras… que é gente boa, pronto! Mais fácil assim, né?!
 
17. “Repeteco”
Essa é fácil de deduzir pela própria palava, vai?! Alguma situação que merece repeteco, por exemplo, é que tem que ser feita de novo, que deve se repetir! 
 
Quais outras palavras os seus pais falam e você acha engraçado?

 

Publicidade