Continua após publicidade

Diário de Intercâmbio: os prós e os contras de aprender francês

Marcela Bonafé, nossa intercambista no Canadá, conta as principais vantagens e desvantagens de estudar o idioma. Oui, ma cherie!

Por Isabella Otto Atualizado em 31 out 2024, 21h11 - Publicado em 26 out 2017, 16h58

Se eu levanto cedo todos os dias para passar a manhã e parte da tarde na escola estudando francês, é porque eu realmente quero aprender, certo? Confesso que, quando comecei a estudar esse idioma, não gostava muito, mas agora eu adoro e incentivo quem quer aprender!

Reprodução/Reprodução

Sendo assim, hoje resolvi sair um pouco dos papos cabeça dos últimos posts e dedicar um espacinho a essa língua que tanta gente acha linda – e que é uma escolha recorrente em intercâmbios de idioma. Te conto quais são, para mim, as vantagens e as desvantagens de aprender francês!

– VANTAGENS
1. É parecido com o português
Essa é, com certeza, minha parte favorita! De primeira, você pode achar que estou ficando louca, mas juro que, conforme você vai aprendendo, vai percebendo que, na verdade, tem muita coisa parecida, de palavras a construções gramaticais. Acho ótimo, inclusive que, se eu não sei uma palavra em francês, eu tento falar em português dando só uma mudada no jeito de pronunciar e, muitas vezes, dá certo! (risos) “Indiferença”, por exemplo, é “indifférence”. “Em geral” é “en général”. E por aí vai…

É tão satisfatório quando você consegue ler um livro em outro idioma! Arquivo Pessoal/Reprodução
Continua após a publicidade

2. Você tem a certeza de que será útil
Durante a escola, você acaba estudando várias matérias que sabe que provavelmente nunca vai usar na vida. Com idioma é diferente, o que dá uma motivação extra. Seja para viajar e se comunicar com mais facilidade, para uma prova de doutorado no futuro, para o currículo ou para ver filmes e ler livros clássicos, você sabe que o francês será importante de alguma forma – até porque ele é uma das línguas mais populares no mundo!

3. Você pode estudá-lo em lugares legais
Muita gente pensa que intercâmbio de francês é só na França. Bom, cá estou em Montreal, no Canadá! Na verdade, existem vários países que falam esse idioma e que podem ser um destino incrível para estudá-lo. A Bélgica, quem sabe? Ou a Suíça? Mônaco também não seria nada mau, hein? Ou seja, é um idioma que te abre muitas portas pelo mundo afora!

Aqui vai a versão francesa daquela famosa frase do Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Não é tão diferente, vai?! Reprodução/Reprodução
Continua após a publicidade

– DESVANTAGENS
1. Sempre terá uma exceção
Esse é um detalhe que me enlouquece. Você aprende, por exemplo, um novo tempo verbal. Depois de entender como é e praticar um pouco, você pensa: “ah, está tranquilo”. Mas aí vêm as temidas exceções, que não seguem a regra padrão da conjugação. E não tem outro jeito, viu? Tem que decorar e é um saco mesmo! Isso rola também com pronúncia e escrita… E é justamente a exceção que var cair na prova. Pode apostar!

2. A pronúncia e a escrita não têm nada a ver
Uma coisa complicada no francês (pelo menos, no começo) é que o que você escreve é bem diferente do que você fala. Em primeiro lugar, na maior parte do tempo, eles não pronunciam o “s” no final da palavra, e aí fica difícil saber se você está falando no plural ou no singular. Na verdade, você acaba cortando muita coisa na hora de pronunciar. Fora isso, não é só ler como está escrito. “Bien”, por exemplo, você fala “biãn”. Então, é normal dar umas travadas na hora de ler e falar no início.

Reprodução/Reprodução
Continua após a publicidade

3. Os acentos podem confundir
Algumas palavras têm tantos acentos que, às vezes, você acaba esquecendo-se de colocá-los ou perde um tempão pensando neles. Outro ponto meio confuso é que eles conferem um som às palavras diferente do português. O acento agudo (´), por exemplo, fecha o som, enquanto no português, ele abre. “Célébré”, por exemplo,  se pronuncia “cêlêbrê”.

Então, se você tem vontade de aprender francês, fica aqui meu conselho: vá em frente! Prometo que não é tão difícil e que pode render bons frutos. Se quiser saber mais sobre o assunto, pode deixar aqui nos comentários ou me chamar nas redes sociais, ok?

Salut!

Ma Bonafé

 

Publicidade