Dia da Visibilidade Lésbica: como surgiu e por que ele é tão necessário?

Agosto é um mês especial para as lésbicas brasileiras, mas vale lembrar que todo dia é dia de promover a representatividade e o respeito

Por Amanda Oliveira - Atualizado em 30 ago 2020, 17h39 - Publicado em 29 ago 2020, 10h00

De acordo com o Dossiê do Lesbocídio, um documento criado pelo Núcleo de Inclusão Social (NIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2018, ao menos 126 lésbicas foram assassinadas no Brasil entre 2014 e 2017. Desses crimes, 83% foram cometidos por homens. É por estatísticas tristes como essa e tantos relatos de preconceito e discriminação que ainda escutamos com muita frequência que é preciso reforçar a necessidade do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto. Você sabe como ele surgiu?

Getty Images/Reprodução

A data foi escolhida por conta do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996. O seminário foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ) e teve com tema “Visibilidade, Saúde e Organização” para abordar assuntos como sexualidade, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, trabalho e cidadania.

Na época, o evento foi um marco para a história da luta contra a lesbofobia e, por isso, o dia foi escolhido para representar a importância e a necessidade de promover representatividade lésbica e relembrar a luta diária dessas mulheres.

Aliás, o mês inteiro de agosto é considerado o mês da visibilidade lésbica. Isso porque, além do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto, também temos o Dia Nacional do Orgulho Lésbico em 19 de agosto.

Esta outra data foi definida após uma série de protestos organizada por Rosely Roth, ativista LGBTQ, em frente ao Ferro’s Bar, um estabelecimento que não permitia a distribuição de boletins do Grupo Ação Lésbica-Feminista, embora recebesse um grande público lésbico. A data foi escolhida após a morte de Rosely, para celebrar a valorização do orgulho de ser uma mulher lésbica.

Que todas as lésbicas recebam respeito não apenas hoje, mas em todos os dias do ano <3 Feliz dia!

Continua após a publicidade
Publicidade