‘Detox amoroso’: passo a passo de como parar de stalkear o ex
Aquela "espiadinha inocente" pode acabar se tornando um gatilho de raiva ou mágoa.

ar uma espiada nas redes sociais do ex ou da ex frequentemente pode se tornar um hábito automático e nada saudável. Como já alertamos aqui na CAPRICHO, ao ver os stories para saber onde a outra pessoa está ou verificar as publicações que ela anda curtindo, você pode estar alimentando um vínculo emocional que não te faz bem.
O término é um tipo de perda e, por isso, existe um luto, com fases, que vão desde a negação, depois a raiva, até a ficha ir caindo que a relação realmente chegou ao fim. O processo de superar acaba quando a pessoa aceita a situação, sem remoer raiva ou mágoas, e decide seguir em frente. Mas como fazer isso se toda vez você acaba voltando para o passado por meio das redes sociais?
A distância – tanto física como online – pode se tornar uma grande aliada nesse processo de recuperação. Então, que tal tentar parar de stalkear seu ex ou sua ex a partir de agora e ver como você se sente? Pode parecer difícil deixar esse hábito, mas a CAPRICHO vai te ajudar com um passo a passo.
1. A primeira tarefa é tomar consciência do problema e de como ver as redes da outra pessoa pode te fazer mal. Entenda seu processo de luto dessa relação e do passado, e se abra para o presente;
2. Decidida ou decido a parar de stalkear, faça um acordo com você mesmo sobre não buscar mais pelo perfil da pessoa – externalizar intenção cria responsabilidade;
3. Tire as tentações do caminho e facilite o processo: se necessário, mute, dê um block temporário ou unfollow na pessoa.
4. Se você tiver muitos amigos dele ou dela nas redes sociais, pode ser necessário silenciar os stories deles também, viu? Assim você evita de checar amigos em comum como um substituto do stalk.
5. Toda vez que vier a vontade de stalkear, faça um exercício de respiração e não aja por impulso. Lembre-se do combinado que fez com você mesmo, o gatilho que aquilo pode causar;
6. Escolha uma atividade simples, como tomar uma água, escutar uma música ou se alongar, para substituir o impulso de abrir a rede social em busca de informação da pessoa;
7. Se necessário, peça apoio para uma amiga quando bater a vontade de stalkear sem motivo. Desabafar pode ajudar muito!
8. E por último mas não menos importante: cuidar da saúde mental e da autoestima em paralelo a esse passo a passo é essencial. Se necessário, peça ajuda profissional de um psicólogo para lidar com todas as emoções.
Montamos essas dicas, mas é claro que isso não é um regra, tá? Se você se sente bem emocionalmente quando vê uma foto da pessoa nos stories, seguindo em frente, e isso não te afeta em nada, não tem por que dar unfollow, por exemplo. Faça o melhor para você!
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.