Descubra o significado das dez tatuagens mais populares do mundo

Separamos algumas ideias de tattoos e seus significados pra você, quem sabe, se inspirar!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 18 jun 2021, 16h32 - Publicado em 20 jun 2021, 10h05
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Você pode ter várias razões para fazer uma tatuagem, como querer eternizar um momento, transmitir uma mensagem, homenagear uma pessoa especial ou simplesmente porque deu na telha. Ou seja, nem toda tattoo tem necessariamente uma razão ou um significado, mas alguns símbolos possuem explicações mais definidas.

Ficou curiosa para saber quais são elas? Na lista a seguir, você encontra as dez tatuagens mais pesquisadas e feitas mundo a fora, e o significado por trás de cada um dos desenhos.

1. Pássaros

Além de estarem relacionados à liberdade, os pássaros tem a ver com inspiração. O significado de cada tatuagem também pode variar de acordo com a ave representada. A andorinha, por exemplo, remete a ao amor. A fênix, ao renascimento. A coruja, à sabedoria e misticismo. E por aí vai!

 

2. Flechas

Associada à proteção, as tatuagens de flecha são perfeitas para representar pessoas determinadas e que vão direto ao que querem. Se vier acompanhada de um arco, a arte pode lembrar o cupido e o amor. Já quando duas flechas estão cruzadas, elas representam duas pessoas unidas por um ponto em comum, e é uma ótima ideia para fazer com uma amiga ou alguém especial!

 

3. Flor de Lótus

A Flor de Lótus é famosa há milhares de anos e é associada principalmente a dois significados: no Egito, ela representava o nascimento e o renascimento por causa do movimento de abertura e fechamento de suas pétalas de acordo com o passar das horas, por causa do Sol; no hinduísmo, o símbolo faz referência à beleza interior e à pureza em meio às dificuldades do mundo, já que as raízes da flor ficam na lama. Sendo assim, a tatuagem pode estar ligada desde a um sentimento de renovação até de valorização das características internas de cada um.

 

4. Estrelas

Esta é uma tattoos mais populares e representam esperança, amor e sucesso, além de simbolizar algo que queremos eternizar, já que o brilho das estrelas demora milhões de anos para se apagar. Caso o número de pontas da estrela varie, o significado também pode mudar.

5. Borboletas

Por ter sua vida marcada por transições, a arte da borboleta representa transformação, renovação e metamorfose, sendo principalmente associada a mudanças e processos de autoconhecimento. Na Ásia, por muitos séculos, o símbolo foi conectado à felicidade e alegria, sendo essas outras duas possíveis interpretações.

Continua após a publicidade

6. Penas

Assim como os pássaros, as penas fazem alusão à vontade de viver com liberdade. Sua simbologia também remete à esperança, fé e até aos sonhos. Ao ser colorida, pode ter mais algum significado. Por exemplo, a pena vermelha representa paixão, a laranja alegria e a branca corresponde à inocência.

7.  Coração

Conectado ao amor, o símbolo do coração pode ser feito para simbolizar o amor próprio, o amor pelo outro e uma personalidade mais emocional. Tambpem pode ser feito para a pessoa lembra-se de ser mais gentil consigo mesma ou até mesmo representar um amor que não seja romântico, como o por um amigo, um pet ou alguém da família.

 

8. Fases da Lua

Falar das fases da Lua é quase um sinônimo de falar sobre ciclos e mudanças. Ah! E o astro também está ligado à fertilidade e à mística feminina. É possível brincar com a ideia e tatuar uma de suas fases ou todas elas, criando muitas possibilidades diferentes de interpretações.

 

9. Signos do zodíaco

Se você está sempre de olho no horóscopo e sabe todo o seu mapa astral de cor e salteado, talvez já tenha pensando em tatuar o símbolo do seu signo, né? O significado, é claro, também varia de acordo com o desenho em questão, que vai mostrar o quanto sua personalidade se parece com as características do signo tatuado.

 

10. Flores em geral

Em geral, as flores remetem à delicadeza e alegria. Cada flor também tem suas características específicas, como as vermelhas, que lembram a paixão. Já as rosas são símbolo de renovação. As flores amarelas sinalizam prosperidade e as azuis devoção e esperança. No livro Language of Flowers, de 1884, é possível encontrar o significado de todas as espécies.

 

Qual dos significados foi o seu favorito ou você não conhecia? Você faria alguma dessas tatuagens?

Continua após a publicidade
Publicidade