Continua após publicidade

Criticada, Amanda Pieroni mostra gordofobia na moda – mesmo após emagrecer

Influenciadora conhecida pelo quadro "isso é estiloso ou é só porque ela é magra" emagreceu e seus looks são mais aceitos agora, como ela já imaginava

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h03 - Publicado em 9 dez 2023, 10h00

Apaixonada por moda, a influenciadora Amanda Pieroni, 28 anos, ganhou visibilidade na internet, em 2020, com vídeos em que ela reproduzia looks de modelos e fashonistas de corpo padrão e questionava seus seguidores: “isso é realmente estiloso ou só é estiloso porque ela é magra?”. Nos comentários, ela sofria uma série de críticas e era alvo de piadinhas por pessoas que não entendiam o propósito do quadro ou que simplesmente eram gordofóbicas.

Três anos se passaram, mas Amanda precisou gravar um vídeo, na última semana, para falar de ataques que vem sofrendo na internet. Só que dessa vez por outro motivo: ela emagreceu mais de 20 kilos. Agora ela é questionadas sobre os métodos do seu emagrecimento e sobre como estar magra interfere em seu conteúdo.

“Óbvio que eu me preocupei se as pessoas iam enxergar meu processo com maldade ou se iam me entender”, conta a influenciadora em entrevista à CAPRICHO. Durante o papo, ela falou mais sobre como busca fugir do culto à magreza e de não romantizar o emagrecimento. 

Amanda foi uma criança e adolescente gorda. Ela passou por pressão estética e por todas discriminações que uma pessoa que está fora do padrão em uma sociedade gordofóbica precisa enfrentar – principalmente, a dificuldade de encontrar roupas que realmente sejam inclusivas no tamanho, já que ela sempre gostou de moda.

“Muita gente falou mal do quadro que eu criticava a falta de inclusão de pessoas gordas na moda, dizendo que não era verdade, já que existia meia dúzia de modelos plus size, como se fosse suficiente”, rebate.

Continua após a publicidade

@amandapieroni

O que vocês acharam? Conta pra mim! Estiloso ou não? Próxima: Sofia Santino ou Larissa Manoela? #issoéestiloso

♬ som original – Amanda

O processo de emagrecimento

Apesar disso tudo, Amanda diz que o que sempre priorizou foi a saúde. E isso não tem nada a ver com o peso, certo? É preconceito, aliás, acreditar que toda pessoa gorda não está saudável. Acontece que, cerca de um ano e meio atrás, os exames de rotina de Amanda mostraram que as coisas não iam tão bem como deveriam e ela precisaria fazer ajustes na sua alimentação e passar a fazer exercício físico com regularidade. Desde então, ela mudou os hábitos, o que gerou o emagrecimento.

“As pessoas pegam o meu antes e depois, que é bastante diferente mesmo, e acham que foi de uma hora para outra. Na verdade, foi um processo bem lento, que já dura mais de um ano e meio”, conta a influenciadora, que enfatiza que cada corpo responde de uma maneira e não devem usá-la como parâmetro. “Eu não posto fotos da minha alimentação, por exemplo, porque acho que pode ser uma irresponsabilidade, já que pessoas que me seguem podem tentar seguir e fazer o mesmo, mas o processo é individual”, acrescenta.

O emagrecimento de Amanda gerou críticas e suposições de que ela estaria tomando medicamentos para ficar magra e dentro do padrão. A influenciadora chegou a gravar vários vídeos falando a respeito e em um deles, mostrou seus exames. Questionada sobre as crítica, ela rebate e cita seus treinos e mudança de alimentação que já dura por um bom tempo: ” Se eu não posto todo o meu processo, quer dizer que ele não existiu? Existe vida além da internet”, diz.  

Nada de romantizar ou cultuar a magreza, ok?

Agora uma mulher magra, Amanda vê de outra perspectiva o culto à magreza, que não é nada saudável ou legal. “Uma vez uma pessoa me elogiou dizendo que eu emagreci e estava ‘tão bonita’, aí eu questionei: ‘Por que? Antes eu não era?'”, contou. “Muita gente ainda tem a visão de que você só é bonita quando está magra, mas isso não é verdade”, completa.   

Continua após a publicidade

Recentemente, a influenciadora decidiu retomar nas suas redes sociais o quadro em que compara looks. Para isso, ela resgatou um top de tulê rosa gigante, que gravou há alguns anos, para vesti-lo novamente. “Na época, muitos perfis duetaram meu vídeo desse look, fazendo chacota e piadinha”, conta. Até poderia ser porque a peça foge do óbvio e as pessoas não estão acostumadas, só que os comentários do vídeo recente, em que Amanda veste o look em um corpo agora mais magro, são muito mais positivos do que o de antes.

@amandapieroni

Respondendo a @Ana Carolina isso é estiloso? ou so é estiloso porque ela é magra? #issoéestiloso

♬ som original – Amanda

“Eu provei de outro jeito uma teoria que sempre quis mostrar: como a moda e toda a sociedade valoriza mais corpos magros”, diz.

 

 

Publicidade