Criadores de conteúdo para acompanhar durante a COP30 (e depois também)

Estes jovens usam as redes sociais para trazer informação de qualidade, ampliar as discussões e conscientizar

Por Juliana Morales Atualizado em 7 nov 2025, 09h28 - Publicado em 6 nov 2025, 19h00
A

 capital do Pará, Belém, começou a receber oficialmente chefes de Estado e de governo, nesta quinta-feira (6), para a Cúpula dos Líderes da COP30. O encontro marca a abertura política da Conferência do Clima da ONU, cujas negociações formais acontecem entre 10 e 21 de novembro.

A COP, que reúne todos os 193 países da ONU e cinco territórios, acontece desde 1995, e tem como finalidade debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais e negociar acordos. É a primeira vez que o Brasil, detentor da maior biodiversidade do planeta, sedia o evento.

Mesmo que você não esteja no coração da Amazônia, para acompanhar de perto o evento, isso não significa que você não possa participar e ficar por dentro das discussões. Uma forma de se aproximar dos temas apresentados lá, inclusive, é seguir jovens, como vocês leitores da CAPRICHO, que estão usando as redes sociais para compartilhar conhecimento e chamar a galera para olhar com mais atenção para questões climáticas e ambientais.

Continua após a publicidade

Marcele Oliveira

Marcele Oliveira, comunicadora e ativista ambiental, de 26 anos, nascida em Realengo, bairro da periferia do município do Rio de Janeiro, foi a escolhida como a Campeã de Juventude da COP30 (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). Ela será a segunda jovem a ocupar a função de mobilizar e coordenar a participação da juventude em uma conferência.

José Kaeté

José Kaeté é indígena Tupinambá do Pará, engenheiro, comunicador popular e criador de conteúdo. Nas suas redes sociais, ele mostra a Amazônia e seus povos. Com um ativismo responsável, ele usa seus conteúdos para ensinar, como na série especial ‘Palavrão da COP’ em que ele ensina termos ligado à Conferência e ao tema das mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Gabriela Marcondes

A Gabriela é uma jovem ativista, formada pela USP em Gestão Ambiental. No perfil Sustentável na Prática, ela compartilha conteúdos sobre a necessidade de preservação e regeneração do planeta, e como colaborar com práticas sustentáveis. 

Amanda Costa

Mahryan Sampaio

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade