COVID: Brasil é de novo o país do globo com maior número de mortes diárias

Pela terceira vez, Brasil ocupa topo do ranking de países com maior número de mortes diárias pela doença

Por Isabella Otto 23 jun 2021, 13h10
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Brasil e Índia disputam a primeira posição do ranking de países do globo com maior índice de mortes diárias por COVID-19 há alguns meses. Contudo, no último levantamento realizado, divulgado no dia 20 de junho, o país da América Latina ultrapassou novamente o asiático, registrando uma média de 2 mil vidas perdidas por dia para a doença. Na ocasião, a Índia havia registrado uma média de 1.700 óbitos.

imagem de um cemitério
Trabalhadores descansam entre um enterro e outro em cemitério de Manaus Lucas Silva/picture alliance/Getty Images

É a terceira vez que o país ocupa essa nada honrosa posição na lista. Quando pesquisas levam em conta o número de mortes por 1 milhão de habitantes, a posição do Brasil também não é das melhores: ele fica em sétimo lugar, segundo ranking da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Hoje, mais de 500 mil pessoas já morreram vítimas da COVID no Brasil e, com a chegada da terceira onda em junho, durante o Inverno, conforme alertam alguns especialistas, a tendência é que o Brasil supere os Estados Unidos, que registra atualmente mais de 600 mil mortes, já que o país norte-americano apresenta uma campanha de vacinação mais eficaz e já imunizou metade da população com pelo menos uma dose da vacina. No Brasil, cerca de 12% da população foi imunizada com uma dose da droga contra o coronavírus e 10% com a segunda dose (nos EUA, esse número já chega a 45%).

Publicidade