COVID-19: Greta Thunberg faz doação em prol da vacinação igualitária

A ativista ainda criticou a gestão de Jair Bolsonaro durante a pandemia e citou "fracasso" do presidente

Por Isabella Otto 19 abr 2021, 16h00

Greta Thunberg, a ativista sueca de 18 anos que começou desde muito nova a lutar em prol das questões ambientais, participou nesta segunda-feira, 19, de uma coletiva de imprensa virtual realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando questionada pela repórter Jamil Chade, do portal UOL, sobre a gestão de Jair Bolsonaro com relação ao meio ambiente e à pandemia, Greta disse: “Não acho que deveríamos nos concentrar em falar em indivíduos, já que esse é um problema muito maior, mas claro que Jair Bolsonaro tem uma grande responsabilidade”.

A ativista pelo clima Greta Thunberg usando máscara de proteção contra o coronavírus e usando a mão para se proteger so Sol
Kay Nietfeld/picture alliance/Getty Images

Na mesma resposta, a ativista adolescente disse que “Bolsonaro tem fracassado em assumir responsabilidade necessária para salvaguardar as condições presentes e futuras de vida para a humanidade”. Thunberg ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma doação de € 100 mil para combater a desigualdade na vacinação contra a COVID-19. “Temos ferramentas ao nosso alcance para corrigir o enorme desequilíbrio que existe hoje no mundo no combate à doença. Assim como com a mudança climática, devemos ajudar os mais vulneráveis em primeiro lugar”, garantiu.

A doação foi destinada a COVAX, uma associação pública-privada entre a OMS, a Aliança de Vacinas e a Coalização para as Inovações no Preparo para Epidemias, e deve ser encaminhada inicialmente a 92 países pobres. “Uma em cada 4 pessoas foram vacinadas em países de alta renda, enquanto uma em cada 500 foram vacinadas em de baixa renda(…) Eu não recebo nenhum dinheiro pelo meu ativismo”, disse a jovem.

  • Vale recordar que em abril de 2020 a ativista sueca já havia feito uma doação de US$ 100 mil para combate ao coronavírus.

    Continua após a publicidade
    Publicidade