Continua após publicidade

O Centro C. Unidos Pelo Social transforma o bairro Cosme de Farias, da BA

Este projeto leva arte e representatividade para bairro no centro de Salvador, Bahia. Vem se inspirar também!

Por Roberta Gurriti Atualizado em 20 Maio 2023, 08h40 - Publicado em 20 Maio 2023, 06h03

No ano passado, fui prestigiar minha cunhada que participou de um musical inspirado nas histórias das princesas da Disney. Ela era a Rapunzel. Foram duas horas de espetáculo e eu fiquei encantada do início ao fim! Todas as personagens eram interpretadas por pessoas pretas. Na plateia, gritei, ri, chorei… Foi um misto de emoções.

Depois de alguns meses, aquilo ainda me tocava, então fui atrás saber mais sobre o projeto que estava por trás e fez aquele espetáculo acontecer. Foi assim que percebi que seria muito bacana compartilhar essa iniciativa com vocês, leitoras e leitores da CAPRICHO. Bora lá conhecer?

O projeto Centro Comunitário Unidos Pelo Social foi criado por Tom Tico Mico, um morador do bairro de Cosme de Farias, em Salvador, Bahia, que é apaixonado pelo povo e por resolver as demandas dos mais necessitados. 

Ele criou um espaço para presentear a galera com aulas gratuitas de ginástica, capoeira, dança, jazz e várias outras modalidades, além de oferecer, gratuitamente também, atendimento médico de diversas especialidades para famílias de baixa renda do bairro. 

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Centro C. Unidos Pelo Social (@centrocomunitariounidossocial)

A professora de dança Carol Marins é uma das pessoas que tocam o projeto, ao lado dos parceiros Uiliton Santana e Marta Moreira. Ela conta que assim que conheceu o centro comunitário, ela não pensou duas vezes em começar a dar aulas de ballet e jazz de forma voluntária.

O motivo para isso eram vários, mas o principal para Carol era o fato dela entender o potencial cultural que crianças e adolescentes possuem e que não são valorizadas.

“Por ser cria de Cosme de Farias, sei claramente que não existem espaços para acolher as artes no nosso bairro. Por isso, quando fui convidada, aceitei de cara e sou feliz aqui!”, contou Carol, que ensaiou as bailarinas para o musical, que tanto me emocionei. 

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Centro C. Unidos Pelo Social (@centrocomunitariounidossocial)

Incrível como iniciativas como essa abrem possibilidades para que todos tenham a oportunidade de conhecer um mundo novo e levar isso pra vida, né? <3

 

Publicidade