Continua após publicidade

Como usar os textos motivadores a seu favor na redação do Enem

O Inep disponibiliza trecho de reportagens e livros, assim como gráficos e imagens, para ajudar os estudantes a entenderem o tema da redação

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h10 - Publicado em 1 nov 2023, 17h27

Está chegando a hora de saber qual será o tema da redação do Enem 2023, no próximo domingo (5). Além da frase-tema, que indica qual a discussão escolhida pela banca para o texto deste ano, a proposta virá acompanhada de textos motivadores. Vamos te explicar como usá-los a seu favor e contribuir para a nota 1000.

Os textos motivadores podem ser em formato verbal, como trechos de reportagens, livros, poemas, ou não verbal (fotos, gráficos, pinturas). Todos esses tipos de elementos podem ser usados para remeter ao tema proposto e orientar a reflexão do candidato.

“Nem sempre a frase tema apresenta um comando direto e algumas palavras podem gerar uma dupla interpretação da proposta, por isso, ao ler os textos de apoio conseguimos entender o direcionamento que a banca quer que a gente siga na nossa redação”, explica Bruna Basile, professora de Redação da Descomplica.

Ela indica que os estudantes fiquem atentos nas fontes dos textos de apoio para entender a relevância daquele dado e destacar informações que possam ser úteis na escrita do texto deles.

Para entender melhor o papel do texto motivador

No Enem 2022, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Para orientar os estudantes, a banca disponibilizou quatro textos motivadores. O primeiro trazia o trecho de uma reportagem com a definição sobre quais são os povos e as comunidades tradicionais existentes no Brasil e como se relacionam com a natureza. No segundo, aparecia um infográfico intitulado “Povos tradicionais do Brasil”, com dados referentes à distribuição de famílias pertencentes a essas comunidades por estados no Brasil.

Continua após a publicidade

Já o terceiro texto era explicativo sobre a criação, em 2006, da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. E, por fim, a prova apresentou recortes da Carta da Amazônia 2021, direcionada aos participantes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e à comunidade em geral.

Os candidatos que leram com atenção a proposta da redação e os textos motivadores e entenderam o que estava sendo solicitado, provavelmente, tiveram mais facilidade para refletir o tema proposto e definir um foco para o seu texto dissertativo-argumentativo – neste outro texto te explicamos as partes que compõe esse gênero textual.

Como usar os textos motivadores na redação do Enem?

A professora Bruna, da Descomplica, diz que a coletânea deve servir como um motivador para o texto. Ou seja, a partir da leitura daquelas informações é interessante que o candidato associe a outras informações para auxiliar na argumentação, mostrar para o corretor que fez uma leitura das informações, interpretou os dados e estabeleceu relações com outras áreas do conhecimento (como História e Geografia) para comprovar a opinião.

Continua após a publicidade

A Cartilha de Redação do Enem alerta para alguns erros que o candidatos devem evitar. Confira!

  • Não copie trechos dos textos motivadores. A recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa ou até mesmo seja anulada por causa do critério de cópia;
  • Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores. Você pode se apropriar dessas ideias para construir sua argumentação, mas não deve se esquecer de utilizar informações que extrapolem a prova de redação e sejam relacionadas a uma área do conhecimento (repertório sociocultural);
  • Selecione, a partir de seus conhecimentos próprios, e não apenas dos textos motivadores, informações de áreas do conhecimento pertinentes ao tema e articule-as de modo produtivo no seu texto, evidenciando que elas servem a um propósito muito bem definido: ajudá-lo a validar seu ponto de vista. Informações e citações soltas no texto, por mais variadas e interessantes que sejam, perdem sua relevância quando não associadas produtivamente à defesa do ponto de vista desenvolvido em seu texto;

Boa prova!

 

 

Publicidade