Como saber se essa é a pessoa certa para você em quatro perguntas

O conselho amoroso presente no filme 'A Lista da Minha Vida', da Netflix, vale para a vida real também, e vai te ajudar a refletir

Por Juliana Morales Atualizado em 9 abr 2025, 16h36 - Publicado em 5 abr 2025, 13h00
A

decisão de dividir o futuro com alguém deve ser levada com muita seriedade. Mas como saber quem é a pessoa certa? O filme A Lista da Minha Vida, que estreou na Netflix na última semana, trouxe uma visão muito legal sobre isso. Estrelado por Sofia Carson, o longa conta a história de uma mulher que passa por um processo de redescoberta após a morte da mãe.

Além de ter que lidar com o luto e segredos familiares, a protagonista Alex passa por dilemas amorosos, que fazem pensar sobre as bases de um relacionamento. Em um desses momentos de dúvida, ela lembra das quatro perguntas que, segundo sua mãe, são a chave para entender se vale a pena lutar por esse amor.

O conselho do filme pode muito bem ser aplicado na vida real, trazendo reflexões importantes sobre quem você quer do seu lado. Vale assistir o filme, que é super divertido, mas a seguir te contamos quais são as quatro perguntas para saber se a pessoa é a certa para você.

Continua após a publicidade

Ele(a) é gentil?

Não só com você, mas com outras pessoas também. É muito importante que você admire seu parceiro ou sua parceira como pessoa, e tenha claro as características que, para você, são inegociáveis e necessárias para quem está ao seu lado.

Você pode contar tudo que se passa no seu coração para ele(a)?

Imagina passar a vida filtrando o que fala ou pensa com medo da reação da outra pessoa? Quem vale a pena vai amar todas as partes de você, e vai aprender a lidar até com os aspectos que você acredita que são os mais difíceis.

Ele(a) te ajuda a ser sua melhor versão?

No livro ‘Tudo Sobre o Amor’, bell hooks defende que o amor é muito mais que uma “afeição profunda por uma pessoa”, é uma ação. Amar, segundo a autora, é expressar cuidado, afeição, responsabilidade, respeito, compromisso e confiança. O psiquiatra M. Scoot Peck também vê o sentimento como uma atividade e um investimento, ele define como a “vontade de se empenhar ao máximo para promover o próprio crescimento espiritual ou de outra pessoa.

Continua após a publicidade

Você pode imaginar ele como pai (ou mãe) dos seus filhos?

Esta última pergunta pode ser adaptada, já que nem todo mundo deseja ter filhos. Podemos substituir por qualquer grande responsabilidade e decisão que vocês podem tomar em conjunto. Você confia que essa pessoa estará do seu lado para lidar com as alegrias e dificuldades? Pense nisso!

E aí, ele(a) é a pessoa certa? 

Publicidade