Como saber se é a hora de sair da casa dos pais e ir morar sozinho?
Algumas perguntas podem te ajudar a refletir sobre essa decisão importante e que demanda responsabilidade

ocê está pensando em morar sozinho(a), mas ainda não tem certeza se é o momento certo? Primeiro, vale lembrar que é normal ter dúvidas e sentir certa insegurança em relação a isso – afinal, sair da casa dos pais é, sim, uma decisão importante que merece ser tomada com cuidado, e é uma escolha totalmente individual.
A primeira dica, portanto, é colocar os pés no chão e não agir por impulso. Há muitos pontos que você precisa avaliar antes de começar o processo de se preparar para morar sozinho. Mas, calma, para te ajudar nisso, elencamos perguntas que você deve fazer a si mesmo para compreender qual a melhor decisão e caminho. Pense com calma e tente respondê-las com calma e sinceridade, combinado?
Você consegue arcar com as responsabilidades financeiras de uma casa?
Para responder a essa pergunta, você vai precisar de papel e caneta (ou uma planilha online) para analisar todos os gastos e ganhos e entender se você tem renda suficiente para cobrir aluguel ou a parcela do financiamento, todas as contas, alimentação e outras despesas. O planejamento financeiro vai ser mais importante do que nunca, viu?
Você vai precisar, por exemplo, ter uma reserva financeira para os imprevistos, porque eles vão acontecer quando você menos espera – de geladeira quebrando a cano de água entupido.
E como está sua saúde mental e emocional no momento?
Morar sozinho é uma mudança grande e que demanda inteligência emocional e equilíbrio. Você vai precisar lidar com novos desafios e questões, desde momento de mais solidão e saudade da família, até a necessidade de tomar decisões importantes e lidar com situações inesperadas.
Já pensou que sua rotina vai mudar e você terá novas responsabilidades?
Sim, além do dinheiro e da parte emocional, não dá para esquecer das tarefas domésticas. Ao morar sozinho, você vai acumular muito mais responsabilidades na casa, e isso vai tomar mais seu tempo e energia – pelo menos, até você se acostumar a nova rotina.
Uma dica nesse sentido é ainda na casa dos pais, testar seus conhecimentos de como seria morar sozinha para já se preparar, aprendendo lavar roupa, limpar a casa e até a como armazenar corretamente a comida. Aprenda também a cozinhar o básico, para as primeiras semanas sozinha não serem tão difíceis. O mais importante, aqui, é que você saiba se virar.
Você sente necessidade de maior liberdade e autonomia?
Prestar atenção no que você sente e deseja é a chave para você achar todas as respostas. Então, se você vem sentindo vontade de ter seu espaço e mais liberdade no dia a dia, é um sinal que, talvez, você esteja pronto(a) comece a pensar em morar sozinho(a).
Neste outro texto aqui, te contamos 8 coisas que você precisa saber antes de ir morar sozinho(a).
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.