Como curtir a Parada do Orgulho do LGBT+ com segurança
Confira dicas para proteger seus pertences e evitar impasses durante a celebração na Avenida Paulista deste domingo (2)
ai curtir a maior Parada do Orgulho do LGBT+ do mundo neste domingo (2)? O evento promete muita alegria e música boa, além de transmitir uma mensagem importante com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: vote consciente por direito da população LGBT+”. Mas quem vai se aventurar na Avenida Paulista, vale ficar atento com algumas questões de segurança e conforto para aproveitar a celebração da melhor forma.
Leve o mínimo de coisas necessárias
Documento de identidade, celular (se for um reserva, melhor ainda) e dinheiro/cartão são os itens básicos que você precisa ter com você. Evite levar câmeras e outros aparelhos que podem ser roubados. Uma dica boa é levar um pouquinho de papel higiênico – isso pode te salvar na hora de usar banheiro, ainda mais se ele for químico. Prendedor de cabelo também é sempre bom e não ocupa espaço.
Use calçados confortáveis
Tênis são sempre a melhor escolha em eventos de rua, principalmente aqueles velhos companheiros, que você já sabe que são bem confortáveis e não vão machucar o seu calcanhar ou criar bolhas. Seu look combina com aquele sapato lindo de salto alto? Pense duas vezes. É muita gente e as ruas são irregulares. Dá para ficar bonita e confortável ao mesmo tempo.
Cuidado com seus pertences
Invista na doleira para guardar seus cartões, dinheiro e celular dentro da roupa. Ah, e uma coisa: ela só vai ser utilizada quando necessário e é muito importante que você fique de olho enquanto estiver mexendo nela. E, caso seja necessário, use pochetes e as shoulder bags, essas ‘bolsas’ um pouco maiores, vão na sua frente, bem coladas no corpo, carregando itens não tão preciosos e custosos, como remédio, protetor labial, glitter.
Cuidado com seu celular
Não fique com o celular o tempo todo na mão e registre apenas aqueles momentos especiais. Assim, você curte ainda mais o momento e não corre o risco de ter o aparelho furtado. Tire fotos, mas deixe para postá-las somente em casa, para não ficar dando sopa, certo?
Nesses casos onde você vai precisar pegar o seu celular, indicamos que você esteja com uma capinha que tenha um cordão, para que você possa estar com o celular amarrado no corpo. Se alguém tentar puxar ou te furtar, você vai conseguir segurar o celular, porque o cordão vai estar transpassado por você, como uma faixa.
Fique esperto com golpes
Para evitar golpes, é interessante levar dinheiro trocado, se quiser levar o cartão por garantia, diminua o limite de transação diária, para sua maior segurança. Ah, e antes de sair de casa, vale bloquear os aplicativos de banco que você tenha baixados no celular.
Marque um ponto de encontro com os amigos
E, por favor, escolha um lugar fixo, tá? Nada de falar para se encontrar perto daquele ambulante que vende pipoca, porque ele pode sair para dar uma volta e te deixar ainda mais perdida. Escolha sempre um lugar imóvel, como um poste ou um restaurante. Avise também o pessoal de casa aonde você vai, com quem e até que horas pretende ficar. É importante e seguro que as pessoas estejam avisadas sobre você.