Como criar suas próprias tradições e ter um Natal com a sua cara
Algumas ideias simples e afetivas podem transformar a data em um momento mais autêntico, com rituais que realmente fazem sentido pra você
Natal é cercado de tradições, das comidas de sempre até a decoração temática, e aquelas que cada família cria. Mas será que tudo isso faz sentido para você? Para muitos jovens, a data vem acompanhada de pressões externas que atrapalham e até tiram um pouco o brilho de um dia que tem tudo para ser muito especial.
Se esse é seu caso, criar suas próprias tradições pode ser um jeito muito legal de ressignificar o Natal, tirar o peso das expectativas e transformar a data em algo que faça sentido para quem você é hoje — seja com família, amigos ou só com você. Não precisa ser nada muito elaborado ou grandioso, algo simples pode ter um significado enorme, viu?
Para quem passa o Natal com outras pessoas
Nós já demos dicas de brincadeiras fáceis para animar as festas de fim de ano. Se você passa com família ou amigos, você pode preparar todo ano uma gincana natalina, com jogos e competições divertidas. Outra ideia legal de fazer com a galera é a noite de karaokê, incluindo canções temáticas. Imagina que legal virar tradição reunir todo mundo para jogar ou cantar até tarde?
Se você passa sempre com a família ou o mesmo grupo de amigos, refazer a mesma foto todo Natal pode ser muito especial para acompanhar as mudanças ao longo dos anos e reviver histórias e sentimentos de cada época.
Amigo oculto já é um clássico natalino, mas vocês podem escolher um tema especial e que mais combine com o grupo. Por exemplo, dá para fazer uma brincadeira em que só vale presente feito à mão, criativo ou simbólico. E que tal preparar uma receita colaborativa: cada pessoa leva um ingrediente surpresa para montar algo juntos? Tirar um momento para um agradecimento coletivo também é uma ótima ideia. Cada cada pessoa compartilha algo pelo qual foi grata no ano.
Para quem vai passar o Natal sozinho
Se você vai passar a data só na sua própria companhia, não se preocupe. Também é possível criar pequenos “rituais” e tradições. Você pode aproveitar o momento mais introspectivo, por exempo, para escrever uma carta para si no futuro, com desejos, aprendizados e sonhos para abrir no Natal do ano seguinte. Ou, então, gravar um vídeo contando como está a vida e rever daqui um ano.
O Natal é uma oportunidade incrível para se mimar. Por que não comprar ou fazer um presente para si mesmo como um gesto de carinho próprio? Ou que tal um ritual de autocuidado, com direito a banho relaxante, skincare especial e velas? Uma ótima ideia de tradição é escolher um pijama confortável temático específico para usar todo Natal, aí é só preparar a pipoca e escolher seu filme preferido desta época.
Dica extra!
Independente se você passará o Natal em família, com os amigos ou sozinho, se você é religioso ou não, a data é uma ótima chance de espalhar amor. Você pode criar tradições com propósito, como sempre fazer uma desapego de fim de ano, doando roupas, livros ou objetos antes da data, ou escolher uma causa para apoiar todo ano. Acredite, dá para fazer a diferença. Talvez esse seja o milagre do Natal, né? 🙂
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Kibon vai distribuir de graça picolés inspirados em Hogwarts em SP
Titi Gagliasso faz 1ª campanha de moda e inspira outras meninas pretas





