Começa operação de resgate de garotos tailandeses presos em caverna
Quatro meninos foram retirados da caverna e levados em segurança ao hospital. Outros oito garotos e o treinador devem sair nos próximos dias
Nesta semana, o mundo todo tem acompanhado o caso dos 12 garotos tailandeses que ficaram presos em uma caverna em Chiang Rai junto com seu treinador de futebol. Os meninos, que têm de 11 a 16 anos, e o professor, de 25 anos, decidiram explorar uma das cavernas da região norte da Tailândia para comemorar o aniversário de um dos garotos do time. Na volta, eles foram surpreendidos pela inundação da caverna devido a uma chuva forte. Eles estão presos lá dentro há 15 dias.
O grupo só foi encontrado por mergulhadores britânicos em 2 de julho, mas devido à chuva contínua e às condições de saúde dos meninos, ainda não havia sido possível retirá-los de lá com segurança. Neste domingo (8), porém, foi iniciada a operação de resgate dos garotos, que apesar de complexa, tem se mostrado eficiente.
De acordo com Narongsak Osatanakorn, ex-governador da província de Chiang Rai, que está dirigindo a operação de resgate, quatro meninos foram resgatados da caverna com vida. Eles foram retirados do local com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança.
Anteriormente, a agência de notícias Reuters havia divulgado que seis garotos tinham conseguido sair, mas as autoridades locais negaram as informações. As identidades dos menino resgatados não foram divulgadas ainda.
A ideia é que, a partir de agora, os garotos saiam em grupos de três pessoas, sendo o último deles formado por dois meninos e o técnico. Eles devem ser retirados do local por ordem de fraqueza. Sendo assim, os últimos a sair seriam os mais fortes e que se encontram em melhor estado de saúde.
Um membro da equipe de resgate informou à rede de TV CNN que a operação foi encerrada por hoje e continuará amanhã. A princípio, o grupo não precisou mergulhar para sair da caverna, como havia sido pensado anteriormente. Isso é porque as equipes conseguiram drenar parte da água para fora da caverna. “Embora existam algumas partes um pouco difíceis, nas quais temos que nos curvar ou engatinhar, é possível dizer que podemos apenas atravessar”, disse Narongsak, como informa o UOL.
O resto do time deve ser resgatado em no máximo três dias, informam as autoridades locais. A operação está com tempo contado pois chuvas fortes podem cair na região nos próximos dias, o que dificultaria ainda mais a operação ou até mesmo alagaria por completo a caverna onde os garotos e o treinador estão.
Na última quinta-feira (5), Saman Kunan, de 38 anos, um dos mergulhadores envolvido nos esforços do resgate do grupo, morreu após ficar sem oxigênio enquanto voltava da caverna onde havia entregado suprimentos.