Com quem você tem uma ‘relação parassocial’? Entenda esse tipo de vínculo

Entre a nossa galera é muito comum criar uma relação parassocial e isso exige alguns cuidados, viu?

Por Da Redação 19 nov 2025, 13h00
V

ocê é tão fã de um artista que tem a sensação de que vocês são próximos, como se fossem amigos? Isso tem um nome, sabia? ‘Relações parassociais’ é o termo usado para explicar quando as pessoas acreditam que têm uma relação única e especial com uma celebridade – mesmo que nunca tenham a visto pessoalmente. 

O adjetivo ‘parassocial’ foi nomeado pelo Dicionário Cambridge a palavra do ano para 2025. No anúncio oficial, o dicionário explica que “o aumento nas buscas por ‘parassocial’ este ano indica uma mudança na forma como falamos sobre as conexões que sentimos com nossas celebridades favoritas”.

O texto dá como exemplo a comoção causada por Taylor Swift e Travis Kelce, que anunciaram o noivado em agosto deste ano. O público, que grande parte nunca viu a cantora ou jogador pessoalmente, vibrou e ficou feliz de verdade pelo casal.

Outra forma em que essa conexão aparece é quando acontece a morte de um ídolo. “Luto parassocial é o sentimento de tristeza que uma pessoa experimenta após a morte de uma celebridade ou de um personagem de um livro ou série. Isso pode acontecer até mesmo quando uma série de TV termina ou uma banda se separa”, explica o dicionário, citando a tristeza dos fãs de One Direction após a morte do cantor Liam Payne em outubro do ano passado.

Continua após a publicidade

Por que relações parassociais são tão comuns na nossa galera

Em entrevista ao jornal da USP, Leila Tardivo, professora do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo, destacou que esse fenômeno acontece principalmente entre a nossa galera mais jovem, “já que o processo de amadurecimento envolve a busca pela identificação com outras pessoas, personalidades e estilos de vida”.

A especialista diz que ter uma relação parassocial faz parte do desenvolvimento social e “pode ser positivo desde que não afetem a vida pessoal dos sujeitos”. Para isso, é preciso ter o cuidado de não projetar a vida e a felicidade nas redes sociais, lembrando sempre que a realidade acontece no offline, certo? Ser fã é muito legal, mas é preciso ter relações que são construídas no dia a dia, com pessoas próximas. 

Dito tudo isso, conta para gente: com quem você tem uma relação parassocial? 

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

 

Publicidade