Cólica e vergonha: Fernanda Souza fala sobre primeira menstruação
A atriz, apresentadora e mulher maravilhosa conta para a CAPRICHO sobre menarca: 'era desconfortável por ter que me esconder'.
Sabia que menstruação ainda é tabu para algumas garotas? Geralmente, não são muitas meninas que gostam de falar sobre isso. Mas, embora a menstruação seja realmente bem desconfortável, ela chega para todas as mulheres e permanece conosco uma vez por mês. Por isso, deveríamos tratar esse assunto exatamente como ele é: natural.
A CAPRICHO marcou presença em um evento organizado pela Bayer, em São Paulo, para falar sobre um novo método para quem deseja escolher quando menstruar. A atriz Fernanda Souza foi uma das integrantes da mesa redonda e nos contou sobre como ela se sentiu quando menstruou pela primeira vez, aos 13 anos.
“Eu tinha tanta cólica ao ponto de não conseguir gravar ou fazer nenhum outro tipo de trabalho. A ponto de sair da sala de aula pra ir ao banheiro e ficar lá me contorcendo de dor”, lembra. Fernanda também conta que teve que começar a tomar anticoncepcional desde cedo para controlar a cólica. As dores eram tão fortes que ela chegou a tomar injeção na veia no hospital.
Além disso, ela afirma que sentia vergonha de estar menstruada. “Quando a gente chegava na escola de blusa amarrada na cintura, os meninos sabiam que era porque a gente estava menstruada. Aí eles começavam a falar sobre isso e eu ficava ainda mais constrangida”, diz. Fernanda revela que precisava tomar cuidado o tempo todo, tinha que escolher roupa certa, se sentia insegura e se limitava praticamente em todos os sentidos.
“Era desconfortável por ter que me esconder“, ela lamenta. Ainda hoje a menstruação é um tabu para muitas meninas, então dá para imaginar que alguns anos atrás isso era ainda pior. “Hoje, as meninas pesquisam e aprendem. A própria CAPRICHO foi uma revista que me ajudou muito”, conta.
Menstruação é normal e falar sobre ela também. Não fique insegura e lembre-se de sempre consultar um ginecologista pra saber se tá tudo certo, viu?