Coisas (boas e ruins) sobre festivais de música que precisamos aprender
Esse é um lembrete da CH para quem já é amante de festivais, mas também para quem quer viver essa experiência
Entra festival, sai festival, e parece que a galera não entende que em festival de música, algumas coisas fazem mesmo parte da experiência. Com a primeira edição do The Town sendo concluída, a galera levantou algumas questões super válidas, mas outras simplesmente são consequências de eventos tão grandes e com tantas demandas como esse, sabe?
Além disso, nem só de perrengue vive um festival, não precisa ser tão complicado como parece. Se você é um amante de música, aprender e lembrar de certas coisas pode mudar sua relação com esse tipo de evento e fazer com que você se prepare para curtir da melhor maneira possível. Como a CAPRICHO é figurinha carimbada em várias edições, vamos te explicar porque amamos tanto esse rolê e te listar lembretes para não esquecer mais!
1. Ou você pega grade, ou você vive a experiência completa do festival
Se você quer ver um show específico da grade, saiba que terá que escolher sacrificar todo o resto da experiência do festival. Se você escolher curtir a fundo o evento, entenda que não vai ter uma visão das melhores. Às vezes é bom colocar na balança… o que vale mais pra você? 1 show ou o festival todo em si?
2. Você vai andar muito. Não tem jeito!
Essa é lei, principalmente em festivais grandes. Por terem mais de um palco e um montão de ativações, você vai ter que andar bastante para se deslocar e ver tudo. Além disso, é importante lembrar que na hora de sair também tem caminhada, hein?
3. Escolha seu “perrengue certo” na hora de ir embora
Por que a gente esquece que a mesma caminhada que tem na ida, tem na volta também? Só que na hora da volta, tem a soma do cansaço… então faça sua escolha:
1- Ir embora antes, perder um pouco do último show, mas ir embora de maneira mais tranquila;
2- Ficar até o final do show, ir embora junto com aquele mar de gente e enfrentar o congestionamento;
3- Vencer o cansaço e esperar a maior parte da multidão sair para ir embora.
4. Complicações fazem parte, mas também não precisa aceitar tudo
É importante entender que se tem festival, tem perrengue, mas todo perrengue tem limite! Lembre-se que como público, você tem que cobrar, sim, da organização do festival que cumpram com o que prometeram. O novato The Town, por exemplo, recebeu duras críticas sobre a falta dos postos de água prometidos no primeiro fim de semana. Na segunda leva, isso já foi resolvido!
Após reclamações, ‘The Town’ promove melhorias e agora teremos mais pontos para o consumo de água.
📷 igorogh via twitter pic.twitter.com/oyuMoKFYTv
— Bruno Mars Access (@BrunoMarsAccess) September 7, 2023
5. Evite se separar dos seus amigos durante um show cheio
Gente… a não ser que você não esteja mesmo aguentando e precise ir ao banheiro ou algo assim, não se separe dos seus amigos durante um show, principalmente se vocês estiverem no meio do público. Pra vocês se acharem depois vai ser O CAOS.
Mas, caso você precise encontrar sua galera, vai aí uma dica: Compartilhem a localização em tempo real para conseguirem se encontrar.
Por que as pessoas amam tanto festivais de música?
Depois de ver inúmeras reclamações sobre os problemas enfrentados no festival, a internet foi tomada de comentários como “e ainda tem gente que vai nesse tipo de evento” e coisas do tipo. Até em uma thread de alertas que fizemos sobre o próprio The Town, teve uma galera questionando isso:
@erikobarros e tu querendo que eu comece a gostar de festival. Mim respeita.
— Nani Milet (@nanimilet) September 3, 2023
Mas acredite, festivais de música podem ser mágicos pra muita gente e são o sonho de quem ama música. A maioria das pessoas ali estão no propósito de curtir, de entrar no clima das atrações e só viver o propósito maior: um dia inteiro dedicado à música e ao amor que sentimos por ela. A galera se prepara, pensa nos looks, nas makes, vê mais de um show, tudo em um único dia!
Festivais não são perfeitos, mas valem a pena, sim…Pelo menos na maioria das vezes (risos nervosos).