Continua após publicidade
Continua após publicidade

Cinco ideias para você se livrar do bicho-papão da matemática

Quando você escuta a palavra ?matemática? já fica tremendo e imaginando um monte de ideias absurdas e abstratas?

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h29 - Publicado em 22 jul 2013, 18h55

Acha que estudar esse conteúdo significa passar horas e horas decorando fórmulas e tabelas? Então saiba que estudar essa matéria pode ser fácil. Somar, dividir, subtrair, multiplicar e potencializar podem resultar em algo divertido.

Olha só:

 

1) Some amigos que podem ajudar nos cálculos

Para não se sentir sozinha nessa batalha contra o monstro que é a disciplina, uma boa dica é conhecer pessoas e trocar informações sobre a matéria. A rede social Amo Matemática é um bom lugar para começar. Por lá, você pode tirar dúvidas, conversar com professores e ainda fazer amigos. Saiba mais sobre o Amo Matemática e outros sites de matemática .

2) Divida melhor o seu tempo no YouTube

Que tal, entre um vídeo engraçado e um clipe do seu artista preferido, você dividir o tempo no YouTube vendo alguns vídeos com dicas para se dar bem nas provas de matemática? Existe um canal no site só com vídeo-aulas da disciplina que podem te ajudar nas provas e vestibulares.

 

3) Subtraia o medo que você tem da matéria

Alguma vez você já parou para pensar que a matemática faz parte da nossa rotina e está ligada a praticamente tudo o que envolve o nosso dia a dia? Pense no crescimento da população, na crise econômica e no aumento do preço do seu perfume favorito: para explicar tudo isso é preciso cálculo. O GUIA DO ESTUDANTE lançou um especial sobre a disciplina que ajuda você a aprender matemática de um jeito fácil e relacionado com o cotidiano: o Guia do Estudante Matemática Vestibular + Enem . A publicação mostra, por exemplo, que a onda de terremotos segue uma função trigonométrica e que dá para calcular áreas estudando o avanço do desmatamento.

 

4) Multiplique as suas chances com a prova do Enem

 Com a reformulação da prova, a importância da matemática foi ampliada. Antes, o Enem tinha de 10 a 12 questões sobre o tema. Agora são 45. No novo exame, é bom esperar que situações reais poderão cair, envolvendo estudos de frações, escalas, proporções, além daqueles famoso problemas de porcentagem e juros. Inspire-se aqui .

 

5) Potencialize seus estudos fazendo simulados

Nada melhor do que verificar se sua matemática está afiada. Pegue papel, lápis e borracha e faça alguns simulados sobre o assunto. No site do GUIA DO ESTUDANTE, dá para testar seus conhecimentos sobre aritmética e fazer um Simuladão do ENEM só sobre a disciplina .

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Publicidade