Cientistas descobrem que a masturbação ajuda a melhorar a imunidade

Não só não faz mal à saúde, como pode trazer benefícios.

Por Isabella Otto - 14 mar 2020, 10h05
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Um grupo de cientistas do Departamento Médico de Psicologia da Universidade de Essen, na Alemanha, descobriu recentemente que a masturbação, além de ser uma prática saudável de autoconhecimento, também melhora a imunidade do organismo se praticada regularmente.

GeorgePeters/Getty Images

A explicação é simples: a união dos hormônios oxitocina e dopamina liberados pelo cérebro durante a prática potencializa os níveis de cortisol no sangue, que contribui para nossa imunidade.

Antes de prosseguirmos, é importante entender o que esses dois hormônios causam separadamente. A oxitocina é conhecido como “o hormônio do amor”, que causa na gente aquela sensação de coração quentinho que sentimos quando estamos apaixonadas. A dopamina é responsável por nos causar sensações de prazer e relaxamento. Sabe quando rimos tanto que nos sentimos “dopadas” de tanto gargalhar? Então… A oxitocina e a dopamina também contribuem para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e pânico da pessoa.

 

Quando trabalham juntas, como no caso da masturbação, elas ficam potencializadas e todos os benefícios que geram se tornam também mais fortes, causando um aumento significativo de cortisol. Com isso, ocorre automaticamente um ganho de glóbulos brancos no sangue, cujo papel no organismo é tornar nosso sistema imunológico forte para lutar naturalmente contra infecções.

Cadeia molecular do cortisol. KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

Um time de 11 voluntários participou do experimento. O organismo de cada um deles foi analisado cinco minutos antes de se masturbarem e 45 minutos depois. Com o aumento da imunidade, a longo prazo, os participantes também relataram uma queda de sensações incômodas causadas, por exemplo, pelo estresse ou até mesmo por dores físicas.

Continua após a publicidade
Publicidade