Ciência prova que a tal ‘regra dos cinco segundos’ é furada
E com certeza você está, neste exato momento, lembrando de tudo o que já deixou cair no chão e comeu mesmo assim...
Você provavelmente já deixou cair alguma comida no chão e usou a “regra dos cinco segundos” como desculpa para pegá-la de volta rapidinho e comer, certo? Afinal, se você pensar logicamente, ela ficou tão pouco no chão que nem deu tempo de pegar tanta bactéria… Só que não!
Um professor da Clemson University, Paul Dawson, provou que não é bem assim. Ele resolveu testar a quantidade de bactérias que um alimento consegue armazenar em apenas cinco segundos no chão. Para isso, ele contaminou três tipos de superfícies diferentes com Salmonela: azulejo, madeira e carpete. Cinco minutos depois, jogou algumas comidas no chão, deixando-as por tempos diferentes – cinco, trinta e sessenta segundos -.
Continua após a publicidade
Os resultados provaram que a regra dos cinco segundos é uma furada. A quantidade de bactéria que foi transferida para cada comida não dependeu do tempo que ela ficou no chão, mas da quantidade de bactéria que tinha nele. Outro detalhe que ele reparou foi que o tipo de superfície interferia. Pode parecer bizarro, mas os alimentos derrubados no carpete forma muito menos contaminados do que os que estavam no azulejo e na madeira! :O
Continua após a publicidade
Dawson ainda repetiu o procedimento depois de duas, quatro, oito e cinte e quatro horas, e notou que a quantidade de bactéria no chão diminuiu com o tempo e, consequentemente, a transferência delas para os alimentos também. O professor alertou, no entanto, que as chances de você ficar doente por comer alguma coisa que caiu no chão da sua casa são pequenas.
Continua após a publicidade
Mas será que a “regra dos três segundos” ainda está valendo, professor? (risos)
Continua após a publicidade
Publicidade