Chappell Roan nos ensina lição importante sobre ter tempo para criar
Cantora garantiu que não consegue fazer música sobre pressão e nos mostra como, para a criatividade, o que mais funciona é dar tempo ao tempo

criatividade nem sempre é algo que está à disposição e, quem pratica hobbies criativos já deve ter se deparado com um momento em que você quer muito criar algo, mas simplesmente não consegue. Nesses momentos, você provavelmente se sente sem inspiração alguma e com extrema dificuldade de criar qualquer coisa. Bom, isso acontece com todo mundo — inclusive com a Chappell Roan.
Embora as maquiagens, os looks, os cabelos, as músicas, os clipes e até as apresentações da cantora inspirem criatividade e autenticidade, Chappell deixou claro que seu processo criativo não funciona sobre pressão e que precisa de tempo e espaço para criar, ao afirmar que o próximo álbum irá levar cerca de cinco anos para ficar pronto, assim como o primeiro.
“O segundo projeto ainda não existe. Não há álbum. Não há coleção de músicas. Levei cinco anos para escrever o primeiro, e provavelmente levarei pelo menos mais cinco para escrever o próximo“, disse a cantora à Vogue norte-americana, se referindo ao seu primeiro álbum de estúdio, o The Rise and Fall of a Midwest Princess, lançado em 2023.
Ter tempo para ser criativo faz toda a diferença
Se a própria Chappell precisa deixar a criatividade fluir de forma natural, por que você se pressiona tanto? Da mesma forma que, para criar uma música, a cantora precisa de inspirações e ideias, para pintar, fazer colagem, pensar em um desenho para nail art, fazer uma cerâmica e pintá-la, você também precisa de tempo.
É claro que as fontes de inspiração, seja as pessoas nas ruas, estabelecimentos, imagens no Pinterest ou o que a galera compartilha nas redes sociais, te ajudam a ter ideias mais rápido, mas nem sempre isso resolve. Em criações tão intensas como no mundo da música, esse processo parece ser até mais exaustivo.
Dar um tempo para clarear a memória e até ficar um tempo fazendo nada — no que os artistas chamam de ócio — te ajudam a ter ideias mais autênticas e evitam que você acabe se inspirando até demais na ideia de alguém. Independente de onde você usar sua criatividade, é muito mais legal quando sua própria identidade é facilmente identificada.
Pressão e cobrança não trazem resultados efetivos
E não estamos falando só de ideias criativas não, sabia? Se esforçar para além do próprio limite e se pressionar mesmo quando o cérebro já parece exausto e sem funcionar direito só te deixa ainda mais cansado. Nos estudos para o vestibular, principalmente, é comum tentar se esforçar ao máximo para estudar cada vez mais, mas, na prática, isso não significa que você está realmente estudando.
Quando se sentir cansado, desmotivado e exausto, uma pausa pode te dar o fôlego necessário para continuar estudando ou até trabalhando com mais êxito e ânimo. Além do mais, você consegue absorver bem mais quando está descansado e com a mente tranquila.
E aí, já começou a aplicar o conselho da Chappell Roan na sua vida?
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.