Casamento gay e aborto são legalizados na Irlanda do Norte em meio à festa

Depois de 156, casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado, assim como rolou a descriminalização do aborto. Que dia!

Por Isabella Otto - Atualizado em 23 out 2019, 18h59 - Publicado em 23 out 2019, 13h12

Você sabia que a Irlanda do Norte era o único país do Reino Unido em que o casamento gay ainda era proibido? Entretanto, esse cenário mudou nesta semana, com a aprovação do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo pelo Parlamento Britânico!

Casal irlandês emocionando-se com a notícia de que finalmente vão poder realizar o matrimônio de forma legal Charles McQuillan/Getty Images

Além desse marco histórico, a Irlanda do Norte também legalizou o aborto, que era autorizado apenas em casos em que a gravidez ameaçasse a vida da mãe. Vale lembrar que, em maio de 2018, aconteceu um plebiscito na Irlanda (sem ser a do Norte, é claro) em que 66,4% das pessoas votaram pela legalização do aborto.

As mudanças ocorreram porque o país, sem poder Executivo ativo, é gerido pelo Parlamento de Londres, que deu o prazo de 21 de outubro para que a Irlanda do Norte formasse um governo próprio. Como isso não aconteceu, o governo britânico tomou a decisão por eles.

Em meio à festa, as conquistas foram comemoradas por boa parte da população, que também usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto. “Algo glorioso” e “após 156 anos de uma lei ultrapassada” escreveram alguns internautas. Confira:

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Publicidade