#caprichanoenem: veja dicas de quem já prestou e mandou bem

Cinco leitoras contam quais foram os sufocos que passaram e o que as surpreenderam ao fazer a prova do ENEM.

Por Isabella Otto - Atualizado em 17 ago 2016, 15h01 - Publicado em 5 nov 2014, 20h50

Pode confessar: o “eu não estou sozinha nessa” já foi um dos seus consolos para enfrentar o ENEM 2014, né? Afinal, são mais de 8 milhões de inscritos para realizar a prova. Entre eles, seus colegas de classe, seus amigos, seus parentes…

Ei! Não se sinta culpada por isso. É muito bom ter em quem se apoiar em um momento como esse. Pensando nisso, conversamos com algumas leitoras da CAPRICHO que já prestaram o ENEM e têm algumas dicas valiosas para dividir com vocês. Se liga!

O segundo dia é o pior, pois acaba ficando corrido ter que, além de resolver uma prova de múltipla escolha, fazer uma redação. Sem contar que os enunciados são maiores, por abordarem disciplinas como gramática, interpretação de texto, literatura… E, é claro, a temida matemática. A primeira coisa que fiz assim que recebi a prova foi ler a proposta da dissertação. Isso diminui um pouco a ansiedade.

Amanda Justo, 20 anos

Continua após a publicidade

Sou muito indecisa, então fiquei muito na dúvida em alguns momentos. Quando isso acontecia, eu me concentrava e lia todo o exercício novamente. Muitas vezes, o próprio enunciado pode dar uma dica da resposta certa. Se mesmo assim eu ainda ficava com um pé atrás, continuava fazendo a prova e, só no final, retomava essas perguntas não finalizadas. Mas uma coisa é certa: jamais revise aquelas respostas que você resolveu sem ficar na dúvida. As chances de você acabar mudando a alternativa e errando são enormes!

Maria Martincowski, 17 anos

Tem gente que surta e leva apostila para estudar minutos antes da prova. É loucura!!! Não adianta estudar na véspera ou cinco minutos antes. A minha dica é: relaxe nessas 48 horas que antecedem a prova. Ouça suas músicas favoritas, vá ao cinema, ao teatro, ande de bicicleta no parque, faça alguma coisa que você curta. Contanto que ela não seja ir para a balada, por motivos óbvios, né? Hahaha! Tem que descansar a mente e o corpo, porque os dois dias de prova são puxados.

Evelyne Yao, 17 anos

Continua após a publicidade

O ENEM é mais cansativo que difícil. É claro que é importante ir preparada para fazer o exame, mas muito mais importante que decorar regras e fórmulas é arrasar na interpretação de texto. Isso faz toda a diferença! Preste atenção nos enunciados e, se conseguir, leia-os sempre duas vezes para compreender bem o que a questão está pedindo.

Mariana Pedroso, 20 anos

Leve um lanchinho, por mais que você não coma nada durante a prova. A sensação de estar preparada e segura em todos os sentidos te deixa mais tranquila para enfrentar qualquer coisa. Aconselho a levar na mochila coisinhas pequenas, como frutas secas, bis… Ah! E não se esqueça da água. A dica é não levar nada muito doce, nem muito salgado. Aposte em coisas que você já está acostumada a comer.

Letícia Akemi, 16 anos, especial da Galera CAPRICHO

Continua após a publicidade

Tem alguma dica? Compartilha nos comentários! Quem sabe ela não ajuda alguém? 😉

Publicidade