Câmera te proíbe de tirar fotos iguais a todo mundo; entenda!

Prepare-se para dizer adeus àquela foto típica na Times Square, no Cristo Redentor, na Torre Eiffel...

Por Malu Pinheiro - Atualizado em 17 ago 2016, 17h15 - Publicado em 18 set 2015, 11h40

Quando você vai viajar, onde você tira as suas fotos? Nos principais pontos turísticos e monumentos do local? Você até pode responder “não” a essa pergunta, mas essa é a escolha de praticamente todas as pessoas quando conhecem um lugar novo . Exatamente por isso é que existem milhares de fotos iguais espalhadas na internet.

Incomodado com essa grande quantidade de fotos parecidas em monumentos pelo mundo, o designer alemão Phillipp Schmitt decidiu criar a Camera Restricta . Ela é uma câmera fotográfica normal, exceto pela teimosia. A Camera Restricta se recusa a tirar uma foto caso já existam muitas imagens parecidas com a sua na internet.

Junto com a câmera, vem acoplado um smartphone com GPS. Toda vez que a câmera é ligada, ela compara a imagem captada pela lente à bilhões de imagens disponíveis na internet. E, caso ela comprove que a sua foto é clichê demais, ela automaticamente bloqueia o botão de disparo. Parece de outro mundo, né?

A ideia do designer vale mais pela reflexão que ela propõe sobre a criatividade e originalidade, do que pela venda da câmera no mercado. Até porque a gente sabe que dificilmente alguém levaria uma câmera dessas em uma viagem de férias, né? Risos.

Confira o vídeo:

Camera Restricta from Philipp Schmitt on Vimeo .

E aí, o que achou?

Continua após a publicidade
Publicidade