‘Brat’ é a palavra do ano, de acordo com o dicionário Collins
O nome do sexto álbum de Charli XCX virou um fenômeno e, segundo o dicionário, captou o espírito deste ano
arimba que é BRAT! O nome do sexto álbum de Charli XCX foi escolhida como a palavra do ano pelo dicionário Collins. Brat, que antes era usada mais para descrever crianças desobedientes, virou hit entre os fãs das cantoras nas redes sociais.
Ser brat, segundo o Collins, é ter “uma atitude confiante, independente e hedonista”. O termo se tornou um “fenômeno cultural que ressoou nas pessoas em todo o mundo, e ‘brat summer’ se estabeleceu como uma estética e um modo de vida”.
Embora tenha começado como o título de um álbum Charli XCX, o anúncio do Collins sobre a palavra do ano diz que ‘brat’ claramente captou o espírito da nossa época. “Canalizando autocompreensão e rebeldia, é uma palavra apropriada para 2024, um ano em que hedonismo e ansiedade se combinam em uma mistura inebriante”, diz o texto.
A repercussão de ‘brat’ chegou até no cenário político americano. Após Charli fez uma publicação afirmando que “Kamala [Harris] é brat”, o perfil da candidata democrata mudou a capa do X (ex-Twitter) para a mesma cor e fonte do álbum da cantora.
Charli XCX é uma malcriada assumida no mundo pop (e, que os seus pais não nos escutem, mas amamos a postura dela) e faz barulho ao vestir o papel da bad girl, criando uma nova referência do que é ser mulher e fazer música – longe de um mundo cor de rosa ou pasteurizado.
“A demanda constante por acesso aos corpos e rostos de mulheres em capas de álbuns é misógina e entediante”, ela disse ao justificar aquela capa apenas com um quadrado verde do novo álbum, batizado de “Brat” — em inglês, “pirralha”.