Brasileiro cria aplicativo para denunciar abuso sexual no transporte público

Com apenas um toque, o app envia mensagens automáticas diretamente a central do metrô ou trem

Por Malu Pinheiro Atualizado em 17 ago 2016, 17h26 - Publicado em 6 out 2015, 17h30

Não é de hoje que meninas sentem medo ao andar pelas ruas da cidade sozinhas, especialmente à noite. Mas esse medo está presente em muitas outras situações, dentro do transporte público, por exemplo. Um olhar, um “oi” ou até mesmo um gesto de um desconhecido pode intimidar muitas garotas por aí.

Entrando na onda do Companion, Renato Sanches, brasileiro de 26 anos, desenvolveu um aplicativo chamado Help Me . Ele serve como um meio de denúncia rápida dentro do transporte público, já que nessas horas nem sempre dá para explicar direito a situação e pedir ajuda. Com o aplicativo, é possível enviar mensagens de texto diretamente para a central do metrô ou trem.

No Help Me, tem-se a opção de enviar uma mensagem automática, do tipo “estou sofrendo abuso”, ou então um SMS mais detalhado, no qual você pode passar informações mais específicas sobre a situação. Também dá para “chamar a atenção” das pessoas ao clicar em um botão que, automaticamente, dispara uma sirene no seu celular.

O aplicativo não é apenas para as mulheres, homens também podem utilizar o Help Me e denunciarem abusos. É possível também denunciar vandalismo, assaltos, comércio ambulante e outros incômodos. Por enquanto, o aplicativo funciona apenas em São Paulo e é válido para celulares com sistema iOS e Android.

Você gostou da ideia?

Continua após a publicidade
Publicidade