Blog da Galera: Tumbira, minha casa e um paraíso sustentável na Amazônia
A Zahyra Garrido, da galera CAPRICHO, te convida a conhecer um pouco mais sobre essa comunidade que fica no coração amazonense
Oi, gente! Tudo bem? Zahyra Garrido aqui. Hoje quero apresentar para vocês o lugar onde eu moro! Paraíso, normalmente, nos remete à perfeição, do tipo calmaria, com pôr do sol e contemplação da natureza, né? Sabia que é possível vivenciar tudo isso na comunidade Tumbira? Ficamos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, localizada a 64 km de Manaus.
O acesso é somente fluvial, mas a comunidade é conhecida mundialmente e recebe muitos turistas! Para falar a verdade, uma das principais fontes de renda dos moradores é o turismo e o artesanato. O local é perfeito para quem quer contemplar belas paisagens e te aproxima ainda mais da natureza e dos animais.
Ver essa foto no Instagram
Turismo Local
Se você quiser conhecer o Tumbira, temos pousadas, hostels e diversas atividades de lazer. Te convido a pesquisar sobre a “Poranduba”, uma agência de turismo que proporciona experiências inesquecíveis. E sabe o que é legal? Eles ficam localizados aqui mesmo em nossa comunidade.
O Bruno, diretor executivo da Poranduba, explica que trata-se de uma agência de turismo de base comunitária, criada para levar visitantes de fora pra conhecerem como é uma comunidade ribeirinha e terem uma vivência na Amazônia.
“Dentro de pacotes de três a seis noites, os passeios mostram a natureza que tem na região e um pouco da Cultura Ribeirinha. É uma oportunidade pra quem é de fora viver um pouquinho do que é estar na Amazônia e em conexão com recursos naturais de um jeito mais simples”, diz Bruno.
Ver essa foto no Instagram
Acredito que todos devem se permitir a viver essa experiência em Tumbira. Na verdade, acredito que todas as pessoas precisam vir algum dia para a Amazônia, para sentir a energia e o carinho das pessoas que aqui vivem. Temos muitas histórias para te contar e não importa a idade, você vai se divertir.
Vale lembrar que a nossa missão é preservar e conservar! E tenho certeza que a vivência neste lugar vai te fazer sentir o quão importante é a Amazônia para o mundo, entender a nossa luta para a sobrevivência do nosso espaço. Todos nós precisamos da floresta em pé!
Deixo aqui meu convite, afinal a gente só consegue preservar aquilo que conhecemos. A Amazônia espera por você.