Blog da Galera: conheça o projeto TETO e saiba como fazer parte dele

A Bruna Nunes, da Galera CH, entrevistou o pessoal do TETO, que garante: "favela não é paisagem!"

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 01h15 - Publicado em 18 out 2019, 16h00

E aí, gente! Tudo bem? Aqui é a Bruna Nunes e hoje vim apresentar para vocês um projeto que conheci recentemente, o TETO, que atua para ajudar a população pobre com suas moradias e a melhorar o espaço urbano da comunidade. E, para explicar sobre a iniciativa, quem melhor que a própria galera da organização?! Confira a entrevista que fiz com eles:

Divulgação/Divulgação
  • Como você definiria o projeto TETO?
    A TETO atua há mais de 10 anos no Brasil e é associado à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina, para garantir o acesso a direitos nas favelas mais precárias e invisíveis do continente. Isso é feito através do trabalho conjunto de voluntários e moradores em diversos projetos como: construção de moradias de emergência, planejamento e realização de projetos de infraestrutura comunitárias, oficinas de direitos e de formação de lideranças comunitárias.
  • Como tudo começou?
    Tudo começou em Curanilahue em 1997, quando um grupo de jovens católicos participou pelo terceiro ano em missões da universidade, e reformou uma moradia, adaptando-­‐a para servir como capela. A construção deu-­lhes a oportunidade de estabelecer uma relação diferente com os moradores. O trabalho ao lado deles produziu um diálogo espontâneo e profundo, um intercâmbio “entre iguais”, diferente do alcançado anteriormente, durante os dias de missão em visitas domiciliares. Com o passar dos anos, o TETO se expandiu no Chile e se espalhou por toda a America Latina, trabalhando com voluntários e moradores de comunidades precárias na construção de moradias de emergência e outros projetos de infraestrutura comunitária.

    Divulgação/Divulgação
  • Como é o processo de coleta de doações? Quais tipos de doações vocês recebem?
    Há múltiplas frentes de captação de recursos no TETO com pessoa física e jurídica. As principais formas de captação com pessoa física são eventos, campanhas de crowdfunding como Embaixadores e Casa de família e doadores recorrentes Amigos do TETO. Em termos de captação corporativa temos doadores recorrentes que são as Empresas Amigas do TETO, doadores em projetos pontuais de infraestrutura, parceiros estratégicos que doam insumos essenciais para nossos projetos e participantes do nosso Programa de Voluntariado Corporativo que tem doação atrelada.
  • Vocês possuem critérios para ajudar as famílias/pessoas?
    Nosso modelo de trabalho começa com o mapeamento de comunidades precárias, aplicamos enquetes de diagnóstico comunitários nas comunidades selecionadas e, baseados nesses dados selecionamos as famílias com as quais trabalharemos.
  • Como que o pessoal pode fazer para participar?
    Para participar das nossas ações é preciso se inscrever através do link divulgado nas nossas redes sociais, a melhor forma para ter acesso a esse link é nos seguindo nas redes sociais.

Atualmente, o TETO opera nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Gostou do projeto? Além de receberem doações, também aceitam trabalhos voluntários, se quiser saber mais, podem conferir as redes sociais @teto.br, TETO Brasil e @TETObra.

Beijos,
@minha_f5

Publicidade