Blog da Galera: 5 verdades acolhedoras para quem não passou no vestibular
Isa, da Galera CH, tem ótimos conselhos para você que está se sentindo muito pressionado pela nota do Enem e que ainda sonha com uma vaga na universidade
Oi, pessoal! Isa, da Galera CAPRICHO, aqui. Na última quarta-feira (31), saiu o resultado do Sisu 2024, que distribui vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil por meio da nota do Enem. Esse momento de divulgação de listas de aprovados traz um turbilhão de emoções, especialmente quando o estresse escolar e a pressão por notas entram em cena.
Se você está se sentindo um pouco sobrecarregado e exausto de tantas informações, precisamos (re)lembrar que sua jornada é única e repleta de possibilidades além das notas no papel.
Separamos a seguir cinco verdades acolhedoras para você que ainda não alcançou seu objetivo.
1. A vida não é uma corrida
Primeiro, respire fundo! Estamos todos caminhando a passos diferentes, e está tudo bem. Às vezes, a pressão pode nos fazer esquecer do mais importante: nosso bem-estar. Lembre-se de tirar um tempo para relaxar, praticar exercícios e fazer atividades que você ama. Se permita crescer no seu próprio ritmo.
2. Enem não define tudo
A pontuação no ENEM é uma parte da sua história acadêmica, mas definitivamente não é o capítulo final. Lembre-se de que há outras maneiras de ingressar na faculdade no Brasil também. As oportunidades são vastas e diversas, e muitas instituições valorizam diferentes critérios além das notas.
3. As segundas chances existem
Se as coisas não saíram como esperado, lembre-se de que não é o fim do mundo. Há sempre a possibilidade de tentar novamente, aprender com as experiências passadas e aprimorar-se para futuras oportunidades. Só nunca vai dar certo se você deixar de tentar.
4. Você pode descobrir outros caminhos
Existem programas de acesso, vestibulares específicos, e até mesmo possibilidades de ingresso através de portfólio ou entrevistas. Explore essas opções e descubra qual delas pode se encaixar melhor com o seu perfil e paixões. Também, as atividades fora da sala de aula são oportunidades incríveis para desenvolver habilidades e paixões que vão além dos livros. Seja arte, esportes, música, voluntariado, ou qualquer outra coisa que faça seu coração vibrar!
5. Você não está sozinho(a)
Busque orientação de mentores e profissionais que já passaram por caminhos semelhante, porque suas histórias e conselhos podem ser inspiradores e te oferecerem uma nova perspectiva! Compartilhe suas experiências, preocupações e sucessos com amigos e também. O apoio mútuo pode tornar a jornada mais leve e mostrar que você não está sozinho nessa jornada e ter alguém para conversar pode fazer toda a diferença.
Nós somos muito mais do que uma nota em uma prova. Então, confiem no processo e estamos vivendo em um mundo repleto de possibilidades esperando por nós. Seu esforço e determinação é mais do que suficiente. Estou torcendo por você!