Blog da Galera: 5 coisas importantes que só aprendemos viajando
Na escola da vida, viajar é uma das matérias mais divertidas!
Oi, gente tudo bem com vocês? Aqui é a Ana Chincoa e venho conversar com vocês sobre um dos assuntos que mais amo na vida: viagens! Quem disse que só aprendemos coisas na escola? Viajar também é aprender, só que de uma maneira um diferente – e bem mais divertida, diga-se de passagem.
1. Momentos são mais importantes que qualquer outra coisa
Quem é apaixonado por viagens sabe que nem tudo dá para colocar na mala e despachar. São as experiências, aquele passeio no fim da tarde, a caminhada em boa companhia, o jantar inesquecível, o frio na barriga de ver aquele lugar pela primeira vez, que fazes as coisas valerem a pena. Com o tempo, começamos a guardar as coisas em nossa memória e não na nossa bagagem de mão. E aqueles souvenirs que compramos em alguma loja passam a ser apenas uma maneira de nos lembrarmos daqueles momentos.
2. O idioma não é realmente um problema
Pode até parecer que sim, mas só se nenhum dos lados estiver disposto a se entender. Quem nunca se pegou fazendo mímica ou traduzindo palavras no Google Tradutor? É só ter boa vontade e, é claro, persistência e muita paciência. Não me esqueço de quando fui à Suíça e me arrisquei a fazer um pedido no Mc Donald’s sozinha! Entre um arranhão e outro no meu francês, que estava bem básico, consegui passar para a atendente o que eu queria e, no final, o lanche até veio sem queijo como me irmão pediu. Então, não deixe que a língua atrapalhe sua viagem, pegue um dicionário e bonne fortune!
3. Não há erros quando viajamos
Quem nunca estava atrás de um lugar em uma viagem, errou o caminho e descobriu algo muito mais legal? Errar quando estamos viajando faz parte da experiência. Basta enxergar as coisas com um olhar mais aventureiro e, é claro, não colocar sua vida em risco. Se perder nas ruas das cidades é muito normal, ainda mais se estiver sendo a sua primeira vez. Permita-se andar sem um destino final, apenas para apreciar o que tem em sua volta. Você irá se surpreender com tanta coisa legal que tem por aí! Viajar é muito mais do que ir em pontos turísticos.
4. O mundo é bem maior do que pensamos
Quando viajamos para outro país, somos bombardeados por novidades o tempo todo. Culturas, hábitos, comidas, religiões, arquitetura, cores e cheiros. Sim, a variedade é enorme. Mas, no fim das contas, todos nós estamos fazendo as mesmas coisas: trabalhando, criando famílias, nos divertindo. Não ache que o diferente é errado. Tente fazer coisas novas e mergulhe em uma cultura diferente. Porque, afinal, nós somos todos humanos e estamos fazendo as mesmas coisas, só de maneiras diferentes.
5. Descobrimos quem realmente somos
Quando estamos na nossa rotina monótona, muitas vezes, esquecemos quem somos e apenas vivemos no automático. Contudo, quando viajamos, temos tempo para nos escutar e fazer o que nosso corpo deseja. Quem nunca mudou de estilo ou passou a observar certas coisas depois de voltar de uma viagem? Mais que conhecer outro lugar, viajar é conhecer a nós mesmas. É sair da nossa zona de conforto e dizer sim as novas possibilidades. Quantos “sim” você já disse hoje? Permita-se viver coisas novas.
E ai, quem se identificou? Me conte nos comentários seus aprendizados com viagens!
Um beijo e até a próxima,
@anachincoa19