Blog da Galera: 3 dicas para viver intensamente e ser alguém mais grata

Gi Pellegrino, da Galera CH, promove uma reflexão sobre maneiras de ser mais grata no dia a dia.

Por Da Redação - Atualizado em 27 Maio 2019, 19h35 - Publicado em 27 Maio 2019, 17h34

Oi, gente! Quem está aqui hoje é a Gi Pellegrino e estou aqui para falar de uma questão que me incomoda já faz um tempinho… Por que será que as pessoas não gostam das segundas-feiras? Aposto que pelo menos uma vez na vida você já falou alguma coisa do tipo: “Ahh, bem que hoje já podia ser sexta, né?”. Mas será que você já se perguntou o motivo de ter falado isso? É aí que entra a questão! A resposta provavelmente vai ser mais ou menos: “Porque é final de semana…”. Mas espera aí! Por que uma segunda não pode ser um dia tão bom como uma sexta?

Westend61/Getty Images

Desde pequenos, somos condicionados a não gostar de segundas. E isso é tipo uma ~regra secreta~ da sociedade, se você gostar de segundas significa que você é uma pessoa louca (risos). Faz alguns meses que eu decidi dar uma chance para as segundas e, quando eu dei essa chance, percebi que elas têm muito potencial para serem dias maravilhosos. Nós passamos tanto tempo preocupados em chegar ao final de semana que não aproveitamos o caminho até lá. Imagine que estamos em um carro e estamos tão ansiosos em chegar no destino que não conseguimos prestar atenção nas paisagens no meio do caminho. Faz sentido?

Imagine a seguinte situação: você passou a semana inteira ao lado dos seus amigos vendo eles todos os dias, esperando a sexta chegar. Mas aí quando ela finalmente chega, você fica sozinha em casa. Ué! A sexta não era para ser o melhor dia da semana? Mas, afinal, como podemos mudar isso? A resposta é simples: vivendo o momento presente! Mas calma. Eu sei que falar isso é fácil, difícil mesmo é colocar essas palavras em prática. Adivinha só: é exatamente isso que eu vim fazer aqui. Então, pega uma caneta, um caderninho e vamos anotar essas dicas!

1. Agradecer é um hábito diário
Gratidão é muito mais que sair por aí gravando Stories, agradecendo tudo o que você vê pela frente. Existem vários exercícios que podem ajudar, mas eu particularmente gosto do “potinho de gratidão”. Ele funciona da seguinte maneira: todo dia, antes de dormir, você pensa em alguma coisa boa do seu dia, anota em um papel e coloca no potinho. Não tem essa desculpa de que o seu dia foi ruim! Nenhum dia é 100% ruim ou 100% bom. Eu tenho certeza de que alguma coisa sempre vai ter sido boa, pode ser tanto uma viagem inesquecível ou um abraço do seu amigo. Quando você cria o hábito de agradecer as coisas pequenas, coisas grandes acontecem.

https://br.pinterest.com/pin/596515913118551372/

Continua após a publicidade

2. Sentir todos os sentimentos que baterem na porta do seu coração
Não reprima seus sentimentos. Nós fomos condicionados a querer apenas sentir coisas boas, mas a vida não é feita só de coisas boas. Eu sei que pode parecer meio pessimista falando assim, mas juro que não sou! O que acontece é o seguinte: o sentimento é uma das poucas coisas que conseguem preencher a gente por inteiro, então por que não deixar que eles tomem conta de você? Quando um sentimento bom como a felicidade chegar, abrace ele e aproveite para tirar desse momento o máximo de coisas boas que você conseguir.

Quando a tristeza chegar, é importante tentar entender o motivo de você estar triste. Agora, se a tristeza for muita, é superválido tirar o dia para sentir a tristeza e esperar ela passar, ao invés de ficar fingindo que ela não está ali até a hora que você ~explode~. O simples fato de você sentir os seus sentimentos te ajuda a ficar 100% presente no seu dia, fora que é uma ótima maneira de desenvolver o autoconhecimento.

https://br.pinterest.com/pin/859906122577415846/

3. Falar para as pessoas o que você tiver vontade
Eu tenho certeza de que alguém já fez alguma coisa que te magoou e você não falou por medo de magoar a pessoa, certo? Mas, calma aí! A pessoa pode nem ter percebido o que fez de errado e você aí brava com ela? Isso não magoa quem te deixou triste, só faz você mesma ficar para baixo. É como uma autossabotagem, entende? Quando você ficar triste com alguém, o melhor que você pode fazer é explicar para pessoa por que você ficou triste, sempre tomando cuidado para não ofender ninguém. Isso também vale quando alguém fizer alguma coisa legal! Conte para a pessoa o quanto você ficou feliz com isso, eu tenho certeza que ela vai gostar e ficar feliz também.

https://br.pinterest.com/pin/519110294531973452/

Agora que eu já dei algumas dicas de como aproveitar o momento presente, vamos colocar elas em prática? São pequenas atitudes diárias que vão mudando o mundo para melhor! Ah, claro, também é importante usar as dicas todos os dias, inclusive nas segundas-feiras, porque elas têm, sim, muitas coisas boas e a gente é que às vezes não valoriza…

Beijos,
@gi_pellegrino

Publicidade