Blog da Galera: 12 livros nacionais para ler e se apaixonar

Vamos valorizar nossa literatura também. Tem muita coisa boa!

Por Marcela Bonafé Atualizado em 31 mar 2017, 22h34 - Publicado em 31 mar 2017, 16h45

Yaaay, pessoas felizes. Tudo bem? Aqui é a Isabelle Dutra Bissoli e hoje irei falar sobre livros. Quem aqui gosta de ler levanta mão! \o/ Mas quem aí já leu algum livro nacional sem ser os indicados pelas escolas, hein? Aposto que poucos continuaram com a mão levantada. Pois saibam que existem diversos livros de escritores brasileiros maravilhosos e que você vai amar ler! Aqui vão minhas sugestões:

1. Depois dos quinze, da Bruna Vieira
Sabe aquele livro que você se pega lendo milhares e milhares de vezes? Bruna Vieira provou que além de ser um blogueira maravilhosa, é uma ótima escritora com contos e crônicas perfeitos para os momentos da adolescência!

2. Apaixonada por palavras, da Paula Pimenta
Não é à toa que a capa é assim! Esse livro é superdoce e com certeza te levará a pensar em muitas coisas. Com contos e crônicas bem escritos, Paula consegue te fazer reconsiderar alguns pontos da sua vida.

3. Princesa Adormecida, da Paula Pimenta
E já que os contos de fadas estão na moda, eu não podia deixar de colocar esse livro, que é uma releitura de A Bela Adormecida. Nele, conhecemos Anna Rosa, uma garota de 16 anos que vive com seus tios megaprotetores e nunca entendeu por que eles a prendiam tanto – até começar a conversar com um menino por meio de mensagens e, aos poucos, descobrir o seu passado.

4. Perdida, da Carina Rissi
Já pensou em voltar no tempo sem querer? Especificamente para o século 19? Loucura, né? Mas é isso que acontece com Sofia, uma mulher ligada na tecnologia e independente que se vê em um passado em que nada disso existia. E agora? Como ela vai enfrentar essa nova realidade? Você pode descobrir lendo o livro.

5. O garoto do cachecol vermelho, da Ana Beatriz Beltrão
Essa história é de se emocionar – e não é só porque tem ballet no meio, não! Mel é uma garota bonita, rica, mas preconceituosa, que vive uma vida superficial até conhecer Daniel, o oposto dela. Durante o livro, eles irão passar por várias lições e desafios da vida que farão com que pensemos de que jeito estamos encarando a nossa.

6. Ninho de fogo, da Camila Deus Dará
Em Ninho de fogo vamos acompanhar Melanie, uma garota normal até descobrir que seu melhor amigo pode se transformar em dragão. Isso mesmo: DRAGÃO! E o melhor ainda está por vir: ela é uma mestiça (dragão e bruxa) que precisa de proteção, pois seu reino é governando pelo Rei Ariel, que tem como objetivo matá-la. Que história, hein?

Continua após a publicidade

7. Seven Days, da Isabelle Bissoli (euzinha)
Esse é aquele livro que pode ser resumido em uma palavra: suspense. Depois de morrer em um acidente e perder toda a memória, Red (como é chamada agora) acorda em Seven Days, um lugar que lhe dá a chance de viver como alma se ela conseguir arrebatar 7 almas em 7 dias antes dos outros 6 participantes, sendo que a cada alma capturada uma parte de sua memória voltará. E para completar, ela anda tendo sonhos com uma garota chamada Rose, que já esteve lá antes.

8. Debaixo das minhas asas, da Kate Willians
Abby e Alex tiveram um relacionamento complicado: Abby era um anjo e Alex, um humano. Ele não sabia quem sua amada era e, quando descobriu, acabou morrendo. Por ter falecido antes da hora, o homem volta para uma segunda chance, só que agora com asas e sem memórias de sua vida passada. Uma história não apenas de amor, mas também de autoconhecimento.

9. A garota do casaco vermelho, da Beatriz Nogueira
A cidade de New Hope vive com medo da garota do casaco vermelho, aquela que faz justiça com as próprias mãos, punindo aqueles que já cometeram um crime. Cansados disso, um grupo de jovens decide investigar para saber sua real identidade.
Quem será que está por trás de tanto sangue?

10. Sombra de um anjo, da Ana Beatriz Beltrão
Nesse livro vamos conhecer Samantha Lyterin, uma garota órfã de 17 anos, mas com um diferencial: ela é vidente. Embora tenha esse dom que a assusta tanto, ela tenta levar a vida normalmente… Até que Gabriel chega e Sam se vê em uma guerra entre o bem e o mal, na qual ela é o equilíbrio. Bem intenso, né? É um romance que vai te tirar o fôlego de tantas emoções.

11. Poder extra G, da Thati Machado
Um dos livros que toda a garota deveria ler por se tratar de empoderamento. Nina nunca seguiu o “padrão de beleza da sociedade” e já sofreu muito por isso – inclusive em relacionamentos – até conhecer Nico, que parece lhe fazer bem, se a própria garota não pirasse consigo mesma. Vemos ao longo dessa história engraçada a formação do casal, as loucuras de Nina e muitos aprendizados da protagonista que se tornam os nossos.

12. E se…, da Giovanna Vaccaro
Esse livro é para quem gosta de filmes e livros parecidos com Efeito Borboleta. Logan é um garoto de 17 anos que vai parar em um reformatório injustamente e, depois de perder a mãe, começa a tomar umas pílulas que fazem com que ele volte no tempo. Tudo estaria bem se não fosse pelo fato de que, a cada vez que ele faz isso, algo muda no seu futuro, fazendo ele perder momentos importante e até o amor da sua vida. Como será que ele vai consertar toda essa bagunça?

É ou não é um arraso? Tem vários livros nacionais incríveis por aí, basta você dar uma chance. Me diga nos comentários quais vocês se interessaram mais!

Beijos,
@isabellebissoli

Continua após a publicidade
Publicidade